Léo Ortiz vive sequência especial no Flamengo e alcança marca importante no Brasileirão

Atualizado: 05/08/2025, 19:00
Léo Ortiz vibra pelo gol da vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG no Brasileirão

Em meio à dificuldade recente do Flamengo para transformar a superioridade em gols, Léo Ortiz tem sido fundamental para o time no Brasileirão. Seja com gols, assistências ou passes que quebram linhas, o zagueiro é destaque quando o assunto é capacidade técnica e acaba de alcançar um feito relevante: é o zagueiro brasileiro com mais participações em gols no Campeonato Brasileiro nesta década.

Confira o que falta para o miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu ficar pronto

Ortiz participou diretamente de seis gols na liga desde que chegou ao Flamengo: dois gols marcados e quatro assistências. Esse número, somado aos sete gols que produziu para o Red Bull Bragantino, coloca o defensor no topo do ranking ao lado de Murilo, do Palmeiras, com 13 participações no total. Só Gustavo Gómez tem mais: 17. O levantamento é do portal "ge". 

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Ranking de zagueiros artilheiros do Brasileirão na década

  • 17 participações: Gustavo Gómez (Palmeiras) – 13 gols e 4 assistências

  • 13 participações:
        • Léo Ortiz (Bragantino e Flamengo) – 5 gols e 8 assistências
        • Murilo (Palmeiras) – 10 gols e 3 assistências
        • Víctor Cuesta (Inter, Botafogo e Bahia) – 5 gols e 8 assistências

  • 9 participações:
        • Cacá (Athletico-PR e Corinthians) – 8 gols e 1 assistência
        • Marllon (Cuiabá e Ceará) – 6 gols e 3 assistências

Papel decisivo nas últimas rodadas

Mesmo quando a estatística não computa oficialmente o lance como assistência, Ortiz aparece. Foi ele quem lançou com precisão para Plata no início da jogada que resultou no gol de Arrascaeta contra o Ceará, no empate por 1 a 1 no Castelão. Contra defesas fechadas, o camisa 3 tem furado retrancas como se fosse um meia.

Antes disso, Léo Ortiz já havia garantido vitórias importantes para o Flamengo com lances capitais. Foi dele o gol da vitória sobre o Atlético-MG e também a assistência que deixou Pedro livre para marcar contra o Fluminense, ambos os jogos terminaram 1 a 0 para o Rubro-Negro.

Defesa do Flamengo assume protagonismo em momento de baixa do ataque

Dos últimos cinco gols do Flamengo no Brasileirão, quatro tiveram participação direta de zagueiros. Além de Ortiz, Léo Pereira balançou a rede na virada sobre o Bragantino e reforçou o papel cada vez mais ofensivo da linha defensiva rubro-negra.

Léo Ortiz, Danilo e Léo Pereira ocupam, respectivamente, a sexta e a sétima posição na lista de artilheiros do Rubro-Negro na temporada. O primeiro marcou quatro vezes, enquanto a dupla está empatada com três tentos cada. Eles possuem mais gols que Cebolinha, Michael, Juninho e Gonzalo Plata, por exemplo. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.