O Flamengo contrata não só o melhor zagueiro co Brasil, como também o melhor zagueiro brasileiro em atividade ao trazer Léo Ortiz ao Ninho do Urubu. Ao menos, é o que indicam os números trazidos pelo Sofascore, base de dados com credibilidade e que leva em consideração diversos fatores na análise minuciosa do sistema de notas. A média de Ortiz, desde 2020, quando se tornou líder entre os zagueiros do futebol brasileiro, é maior do que a de nomes como Éder Militão e Thiago Silva.
Marquinhos e Murilo também aparecem no Top 5. Mas quem lidera é o zagueiro do Flamengo, que chegou ao Rio de Janeiro na última quarta-feira (5). A nota média é de 7,22, dois décimos a mais que Thiago Silva e nove a mais do que Militão.
➕Marcos Braz abre o jogo sobre estreia de Léo Ortiz no Flamengo
Para alcançar esse nível, Léo Ortiz vem se mantendo como o melhor zagueiro do futebol brasileiro desde 2021. Na época, Ortiz encerrou com média de 7,28, ganhando de Gustavo Gomez, com 7,19. Em 2022, o zagueiro do Palmeiras melhorou sua nota para 7,26, mas seguiu atrás de Ortiz, que teve 7,27. No ano passado, Murilo conseguiu igualar os mesmos 7,20 de Léo Ortiz. Na atual temporada, por enquanto, Ortiz possui os melhores números. A média é de 7,63, com Léo Pereira, do Flamengo, tendo 7,48.
Os impressionantes números de Léo Ortiz
Os números de Léo Ortiz desde 2020 são extraordinários. Foram 168 jogos, marcando 11 gols e dando sete assistências no período. Os números ofensivos não são ruins considerando a posição do atleta. Mas é defensivamente que o craque se destaca.
Léo Ortiz tem 934 bolas recuperadas, o que é impressionante para a quantidade de partidas. São 294 interceptações, ganhando 64% dos duelos. O passe também é bom e o zagueiro pode ajudar na saída de bola, com 86% de acerto.
O jogador ainda não foi anunciado oficialmente pelo clube, mas foi recebido pelos dirigentes no aeroporto e já falou como jogador do Flamengo. Falta apenas a assinatura e as redes sociais do Mais Querido pode sacramentar a chegada de Ortiz a qualquer momento.