'Léo Ortiz é melhor passador do mundo', mostra analista após convocação

Léo Ortiz, do Flamengo, tem se destacado não só no âmbito nacional, como mundial. Sua convocação por Carlo Ancelotti não acontece à toa, e o zagueiro teve seus números avaliados pelo analista tático Victor Nicolau, do canal Falso Nove.
➕‘Ortiz não faz o que Varela faz’: Filipe Luís justifica escolha tática inesperada
Primeiro, o analista explica que Ortiz é tão bom quanto os consagrados Alex Sandro e Danilo, também convocados, apontado o zagueiro como o melhor da posição em um fundamento.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"Tem jogadores do Flamengo claramente destacáveis no mundo. E não só Danilo e Alex Sandro, que já tem esse status mundial. Vou mostrar que o Léo Ortiz é um dos melhores zagueiros do mundo, e mais do que isso, em um dos fundamentos, é o melhor zagueiro do mundo", inicia.
Isso acontece muito pelas indicações de Filipe Luís sobre como deseja que seu sistema defensivo atue.
"Filipe Luís tem méritos. Compactação e a forma como o Flamengo marca determina um time que duela menos do que os outros defensivamente, com menos interceptações do que os outros, mas um time que menos sofre finalizações. O time consegue anular os adversários a partir disso", comenta.
Isso porque os defensores participam ativamente dos ataques.
"O time se destaca mais pela defesa do que pelo ataque. Mas a defesa marca e joga, e o time constrói a partir da pressão alta. É o time que mais fez isso no Campeonato Brasileiro. E é o time com mais bolas recuperadas no campo adversário", aponta.
Carlo Ancelotti tem defensores prontos para esquema defensivo
Ao convocar quatro atletas da defesa do Flamengo, sendo Léo Ortiz, Danilo, Alex Sandro e Wesley, Carlo Ancelotti tem jogadores prontos para o sistema europeu.
"O Carlo Ancelotti não precisa adaptar essa linha do Flamengo porque ela é europeia. Essas bolas recuperadas ajudam que o time construa chances, gols, sofra faltas, tenha escanteios, ganhe território. Flamengo é o time que mais toca na área", aponta.
Léo Ortiz é líder em passes progressivos no mundo
O fundamento dominado por Léo Ortiz é o de passes progressivos. O analista explica o que são e sua importância para a construção do Flamengo.
"Passes progressivos. É um passe para frente que tenta alcançar uma vantagem significativa mais próximo do gol adversário. Esses passes consideram o ponto de partida e de recebimento do passe. É um passe progressivo se for de 30, 15 ou dez metros. Se o passe for recebido mais próximo do gol, essa distância diminui. Se acontece desde a defesa, essa distância tem que ser cumprida mais alta. De onde o Léo Ortiz joga, geralmente tem que ser de 30 metros", explica.
Victor, então, traz dados, mostrando que Léo Ortiz possui o melhor aproveitamento no quesito jogando no Brasileirão.
"Aparecem dois jogadores do Flamengo no Top 5 do : Léo Ortiz e Alex Sandro. O Freytes tem mais, mas percentualmente, o aproveitamento desses cinco, o Léo Ortiz tem o melhor número: 82%. Quando olhamos os passes para frente, Ortiz lidera com 66% de aproveitamento e 85 passes", mostra.
Mais do que isso, mundialmente, esse está entre os principais nomes que praticam a jogada.
"O Léo Ortiz tem uma vantagem. Quando o passe sai da lateral da zona defensiva, pega mais ângulo. Isso pode fazer com que o passe um pouco diagonal seja considerado. Ele é um dos dez melhores do mundo, pegando as Top 5 melhores ligas do mundo. Mais do que isso, entre os dez que mais fazem passes progressivos no mundo entre zagueiros, o Léo Ortiz tem o melhor aproveitamento com 82,88%", indica.
Por fim, ele cita nomes conhecidos no mundo do futebol que ficam atrás de Léo Ortiz no aproveitamento desses passes.
"Ganha de Bastoni, Martinez Quarta, Blind. Muita gente boa. Em passes para frente, também fica no Top 10 ou 20. Passes longos, também tem um dos melhores do mundo. É uma grande coisa quando vemos que um zagueiro jogando no Brasil lidera uma estatística no mundo", conclui. Veja a análise completa sobre Léo Ortiz abaixo.