A longa novela envolvendo Léo Ortiz e Flamengo finalmente acabou com um final feliz. Nesta quarta-feira (6), o Rubro-Negro anunciou a contratação do zagueiro, que estava no Bragantino há cinco anos. A negociação por Ortiz durou três meses.
O anúncio foi celebrado pela torcida após muito tempo de espera. Léo Ortiz é o terceiro e último reforço do Flamengo nesta janela, que já contratou outros dois nomes de peso (De La Cruz e Viña).
➕ Numeração que Léo Ortiz pode vestir no Flamengo vem à tona
O defensor assinou um contrato de quatro anos na Gávea, até dezembro de 2028. Antes de acertar com o Flamengo, Ortiz jogou por outros três clubes: Internacional (2017–2019), Sport (2018, por empréstimo) e o Bragantino (2019–2024).
Ele se destaca por ser um zagueiro técnico, ágil, com um ótimo jogo aéreo e saída de bola. Tite agora passa a contar com cinco opções no setor (Léo Pereira, David Luiz, Cleiton, Fabrício Bruno e Léo Ortiz).
Valores da compra
Como de costume, o Flamengo não divulgou os valores envolvidos na operação Léo Ortiz. Mas segundo apurou o GE, a transferência custou 8,5 milhões de euros aos cofres rubro-negros. Em reais, a cifra ultrapassa os 45 milhões.
A forma de pagamento também já foi definida. O Flamengo pagará ao Bragantino 7 milhões de euros em duas parcelas e o restante será acertado em variáveis.
Bragantino dificultou ao máximo a saída de Léo Ortiz
Flamengo começou a se movimentar pelo jogador ainda em dezembro de 2023, na reta final do Campeonato Brasileiro. Léo Ortiz sempre demonstrou desejo de defender o Manto e aprovou um acordo verbal com o clube.
Porém, o Bragantino atuou como dificultador em todo o processo. Temendo se desfazer do seu melhor jogador, o Massa Bruta impôs altos valores. As pedidas para vender Léo Ortiz beiravam os 12 milhões de euros (R$ 64,3 milhões).
Mesmo com barreiras, a diretoria rubro-negra seguia firme para contratar o jogador. Ortiz trabalhou com Tite na Seleção e virou desejo do treinador também no Flamengo. Com a demora, o zagueiro decidiu iniciar a temporada jogando pelo Bragantino e ajudou o time paulista nos últimos meses.
Até que na última semana, Flamengo e Bragantino enfim chegaram a um acordo financeiro. Bruno Spindel e Marcos Braz se reuniram em São Paulo duas vezes para a última cartada. Paulo Pitombeira, empresário de Léo Ortiz, atuou como um intermediador entre as partes e convenceu a diretoria paulista a vender o zagueiro.