Lenda do Surf aconselha Vini Jr sobre ambição e volta ao Flamengo

Atualizado: 13/02/2026, 10:41
Vini Jr com a camisa do Flamengo no Maracanã.

O campeão mundial e medalhista olímpico de surfe, Ítalo Ferreira, não esconde de ninguém sua paixão pelo Flamengo. Em entrevista exclusiva concedida à "ESPN", o atleta fez uma análise do atual momento do time comandado por Filipe Luís, elogiou nomes do elenco e projetou um futuro retorno de Vini Jr ao Mais Querido.

Bap cita Paquetá ao ser questionado sobre possível retorno de Vini Jr ao Flamengo

Amigo do atacante do Real Madrid, Ítalo foi questionado sobre a possibilidade de Vini voltar a vestir o Manto Sagrado no futuro. Usando sua própria experiência de vida como paralelo, o surfista fez uma reflexão sobre como a ambição profissional muitas vezes contrasta com a necessidade de retornar às raízes para reencontrar a felicidade plena.

Conselho da lenda do Surf a Vini Jr

Para Ítalo, a conexão com o Brasil e com o Flamengo seria um diferencial para a felicidade do jogador em um eventual retorno. Ele comparou a situação com seus próprios momentos de paz em Fernando de Noronha, longe da pressão das competições.

"Eu acho que ele iria ficar amarradão, voltar para o Flamengo, voltar para o Brasil. Porque assim, quem mora nesse país e que vive isso aqui, cara, tem uma paixão fora do normal", iniciou Ítalo.

O campeão mundial aprofundou o raciocínio sobre a busca pelo sucesso europeu versus a qualidade de vida no local de origem:

"Às vezes a gente acaba sendo tão ambicioso na vida, depois volta para o que você cresceu vivendo, né? Que é praia, que é estar de board short ali, que é estar jogado, dando risada, se divertindo, surfando o dia inteiro. Então assim, eu acho que ele se sentiria feliz também aqui. Dependendo de como seria a dinâmica, se fosse Flamengo, provavelmente", afirmou.

Oscilação do Flamengo em 2026

Além de falar sobre o amigo, Ítalo analisou de forma direta o desempenho do Flamengo dentro de campo. O clube vem de um ano mágico em 2025, quando conquistou a Supercopa do Brasil, o Carioca, o Brasileirão e a Libertadores.

No entanto, o início de 2026 apresenta dificuldades, incluindo o vice-campeonato da Supercopa para o Corinthians e o sufoco para avançar ao mata-mata do Estadual.

Na visão do surfista, o elenco sofreu com a ressaca das conquistas recentes.

"Os caras se empolgaram, esqueceram que trocou o ano e estavam perdendo no Carioca. Agora, voltaram a vencer e se entregar nas competições. São momentos para tudo. Você tem altos e baixos e vai se moldando conforme o jogo vai acontecendo", avaliou.

Paquetá, Cebolinha e Seleção Brasileira

O fortalecimento do elenco também foi pauta. Ítalo fez questão de exaltar nomes como Arrascaeta, Pedro e Everton Cebolinha ("Cebolinha joga pra caramba, é brabo"). Porém, o destaque especial ficou para o retorno de Lucas Paquetá.

"O Paquetá foi uma das maiores contratações nos últimos anos. Menino que se entrega, tem talento e que está se adaptando ao novo elenco", destacou.

Por fim, o atleta revelou manter contato frequente com outro destaque do futebol europeu: o atacante Matheus Cunha, atualmente no Manchester United. Ao comentar sobre a Seleção Brasileira, Ítalo foi taxativo ao defender a presença do amigo na próxima Copa do Mundo, ao lado de Vini Jr e Neymar.

"Para mim, nos últimos anos, o Cunha tem sido o melhor jogador. O Cunha tem que jogar a Copa do Mundo. Se não jogar junto com o Vini e o Neymar, os caras vão ficar para trás", concluiu o surfista.

Ítalo Ferreira é um dos grandes surfistas brasileiros da história, tendo conquistado o título mundial do WSL 2019 e ouro olímpico nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

 

 


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.