O que parecia impossível aconteceu! Em um final de competição emocionante, a Chapecoense venceu o Vitória por 3×1 na Arena Condá, em Chapecó, e contou com derrotas de Tombense e Sampaio Corrêa para garantir a sua permanência na Série B do Brasileirão. E quem foi fundamental na permanência foi o atacante Kayke, cria do Flamengo.
A Chape entrou na última rodada precisando vencer o já campeão Vitória, mas foi o rubro-negro baiano quem abriu o placar, com Welder, aos 26 minutos do primeiro tempo. O empate veio aos 34′, com a primeira participação direta de Kayke, que deu a assistência para o gol de Marcinho.
Leia mais: Estatísticas Flamengo x América-MG: promessa de jogo com muitos gols
Já no segundo tempo, o ex-atacante do Flamengo mostrou seu conhecido faro de gol e empatou aos 14 minutos, com um chute cruzado, pelo lado direito da grande área do Vitória. Com o resultado, a Chapecoense já estava garantindo a permanência. Sete minutos depois, Bruno Nazário ampliou o placar para 3×1, de falta.
No entanto, ainda dependendo de outros resultados, o alívio do torcedor só veio quando o Mirassol abriu o placar contra o Tombense, no final da partida. Com o fim da rodada, a Chapecoense chegou aos 40 pontos e terminou a Série B em 16º. Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC foram os rebaixados.
Herói da Chapecoense, Kayke se destacou na base do Flamengo
Mas quem é o grande herói da Chapecoense? Kayke chegou à Gávea aos nove anos de idade, e teve um grande destaque nas categorias de base do clube. Centroavante “moderno”, o jovem aliava habilidade, velocidade e um apurado faro de gol. Após marcar cerca de 280 gols na base, subiu para o profissional em 2007, aos 19 anos, cercado de grandes expectativas.
Pouco aproveitado no time de cima por Ney Franco e Joel Santana, Kayke foi emprestado ao Brasiliense no ano seguinte, onde iniciou sua sequência de empréstimos. O atacante ainda passou pelo Macaé e pelo Vila Nova, antes de iniciar sua trajetória no futebol europeu. Após rodar por diversos clubes, voltou ao Flamengo em 2015.
Leia mais: Crias do Flamengo que conseguiram acesso à Série A do Brasileirão
Vice-artilheiro da Série B em 2015 e maior goleador do ABC na temporada com 15 gols, Kayke voltou ao Flamengo no meio da temporada, para ser o substituto direto de Paolo Guerrero. Na época, o Mais Querido pagou cerca de R$ 692 mil pela contratação do jogador, que rapidamente caiu nos gostos da torcida.
Com diversas boas atuações, Kayke decidiu o Fla x Flu daquele ano, com gol e assistência na vitória por 3×1. Com seis gols e duas assistências em 16 partidas, o centroavante ainda rendeu uma boa quantia ao clube em sua saída, menos de um ano depois. Em março de 2016, o Rubro-Negro o negociou com o Yokohama F. Marinos, por R$ 7,5 milhões.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.