Lédio desabafa após críticas: 'Não sou passador de pano'

17/02/2025, 09:59
Atualizado: 17/02/2025
Lédio Carmona participa de programa na Globo

Criticado por torcedores do Vasco pelos comentários feitos durante o clássico contra o Flamengo, no último sábado (15), o jornalista Lédio Carmona se pronunciou e rebateu as reclamações. Na ocasião, o comentarista expôs o absoluto domínio do Rubro-Negro no primeiro tempo e usou palavras fortes, incomodando alguns torcedores do Cruzmaltino. O detalhe é que o comunicador torce justamente para o time da Colina.

Segundo Lédio, seu trabalho é falar o que enxerga de forma verdadeira. O jornalista repetiu que a atuação do Vasco no primeiro tempo foi "humilhante" e ressaltou que o atacante Vegetti disse algo na mesma linha ao fim da partida. O duelo terminou em 2 a 0, com gols de Bruno Henrique e Everton Cebolinha.

Lorran rejeitou ida por empréstimo a Portugal, diz jornalista

"Comentarista fala (e precisa relatar) o que vê. Pode ter opinião, mas a função é dizer com exatidão (e sem eufemismos) o que acontece em campo. A atuação do Vasco no primeiro tempo do clássico contra o Flamengo foi vergonhosa, constrangedora e humilhante. O time foi amassado pelo Flamengo. Pablo Vegetti foi perfeito e falou algo muito parecido na entrevista ao fim da partida", explicou Lédio.

Léo afirmou, ainda, que fez questão de reconhecer a evolução do Vasco no retorno para o segundo tempo, quando chegou a ter o controle do jogo e botou uma bola na trave em cabeçada de Vegetti. No entanto, ressaltou que a maioria dos torcedores do rival concordaram com os comentários, o que indica que a visão do jornalista bateu com a "dolorosa realidade".

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"No segundo tempo, o Vasco melhorou, competiu e deixou uma impressão melhor. Não o suficiente para reverter o resultado, mas reconhecemos na transmissão essa melhora. A maioria absoluta dos vascaínos concordou com nossos comentários, o que só confirma que fiz minha obrigação profissional. O que não é mais do que meu dever. Ontem, respeitei a história do Vasco e a minha profissão falando a verdade. Dolorosa e dilacerante", afirmou.

Por fim, Lédio descartou que seja um "passador de pano" e disse que isso, sim, seria um desrespeito à história do Vasco. Para ele, as reclamações confundem a história centenária do clube com o cenário dos últimos anos, de penúrias e inferioridade perante ao maior rival.

"Uma história linda, mas que vive capítulos tristes e melancólicos nos últimos anos. Errado estaria eu se escondesse o que todo mundo viu e usasse sofismas para atenuar o atropelo. Aí, sim, seria desrespeito aos 126 anos de história do Vasco e aos meus 38 anos de profissão. Não sou passador de pano. Sou jornalista, e meu legado é falar a verdade. Simples assim", encerrou Lédio.

Mais críticas ao fim do jogo

Após o apito final do árbitro, Lédio participou do pós-jogo no "sportv" e voltou a criticar duramente a apatia vascaína no primeiro tempo. O Flamengo chegou a marcar dois gols, mas o segundo (em cabeçada de Gonzalo Plata) foi anulado por impedimento de Varela — que fez o cruzamento.

"Foi pequeno, foi uma atuação constrangedora do Vasco, foi humilhante. Nos últimos 21 clássicos, o Vasco ganhou dois do Flamengo, dois. Então, isso explica muita coisa. E quando você termina o clássico, como esse aqui de hoje, no Maracanã, com quase 45 mil pagantes... Vocês têm a sensação de que já sabiam o que ia acontecer", avaliou.