Lázaro e companheiros fazem apelo contra racismo no futebol

23/05/2023, 16:00
Atualizado: 01/11/2023
Lázaro e companheiros de Almería na luta contra o racismo após caso contra Vinícius Júnior

Após muita pressão, sobretudo do Brasil, a Espanha começou a tomar algumas atitudes. Primeiro, a Polícia Espanhola prendeu sete torcedores que praticaram atos de racismo contra Vinícius Júnior. Três deles foram na partida entre Real Madrid e Valencia, mas os outros quatro estariam envolvidos na simulação de um enforcamento de um boneco que usava a camisa de Vini Jr. No futebol, a liga também começa a tomar atitudes.

Isso porque a La Liga fez com que o jogo entre Almería e Real Sociedad tivesse uma faixa antes do início do jogo. O time de Lázaro segurou o objeto, que dizia: “Racistas fora do futebol”. É que o Almería é o atual clube do Garoto do Ninho que deixou o Mengão em setembro de 2022. Ou seja, é mais uma joia flamenguista atuando na Espanha no momento conturbado de diversas manifestações racistas. O volante Vinição também joga no país, defendendo o Espanyol. Veja:

Leia Mais: Racismo na Espanha: Vini questiona o que mudou desde 1997

Medida é adotada pela La Liga após imagem arranhada por mais um episódio de racismo contra Vinícius Júnior em um estádio espanhol

A campanha acontece após o último caso de racismo contra Vinícius Júnior. Aconteceu exatamente no último domingo (21), no Estádio Mestalla, de Valencia. Os torcedores chamavam o cria do Flamengo de ‘macaco’, deixando o atleta revoltado e denunciando o caso para a arbitragem. A partida foi paralisada, mas depois continuou.

Em seguida, Vinícius Júnior acabou se envolvendo em confusão com o goleiro adversário. Por isso, o atacante Hugo Duro deu o penúltimo golpe racista da noite, ao tirar o atleta dali sob um mata-leão. Ao se desvencilhar, Vini acabou acertando o rosto do atacante rival e o árbitro foi chamado para revisar o VAR.

Aquele foi o ‘penúltimo’ golpe racista porque o último viria em seguida: a expulsão do jogador que sofreu o jogo inteiro com os insultos dos torcedores. Por isso, agora a Federação e a liga tentam amenizar a situação.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Compartilhe