Lassina Traoré: saiba tudo sobre atacante conhecido de Boto e alvo do Flamengo
A primeira contratação de José Boto para o time do Flamengo pode ser Lassina Traoré, centroavante de 23 anos que apareceu nos noticiários ligado ao Mais Querido. Em coletiva de imprensa no Ninho do Urubu, o português confirmou que analisa a possibilidade de voltara a trabalhar com o jogador que também levou ao futebol ucraniano.
Pensando nisso, o MundoBola Flamengo traz tudo que o torcedor precisa saber sobre Lassina Traoré, primeiro alvo do Flamengo de José Boto no mercado de transferências de 2025.
➕ Cobiçado pelo Flamengo, zagueiro do Vélez indica desejo de seguir para a Europa
A trajetória de Lassina Traoré
O centroavante surgiu no modesto Rahimo FC, de Burquina Fasso, país africano onde nasceu Traoré. Ainda em 2017, o jogador foi para o time de base do Ajax, sendo promovido em 2019 ao time B, e logo em seguida, ao time principal do clube holandês.
O jogador foi um dos destaques de alguns títulos do clube e está acostumado a levantar taças. Traoré foi campeão holandês duas vezes, em 2019 e 2021. Além disso, venceu a Copa do país duas vezes, também nessas temporadas.
Em 2021, começou a história de Lassina Traoré com José Boto. O português que acaba de chegar ao Flamengo para assumir a pasta do futebol foi responsável por levar o centroavante ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. A transferência aconteceu em 2021, e Lassina segue no clube desde então.
Seu contrato vai até o meio de 2026, e no período, ele seguiu levantando taças, mostrando estar preparado para conquistar ainda mais no Rio de Janeiro. Na Ucrânia, conquistou a Supertaça em 2022, além da Copa da Ucrânia 2024 e dois campeonatos ucranianos, em 2023 e 2024. Ao todo, são oito títulos na carreira em seis anos jogando como profissional.
A problemática é o histórico de lesões do jogador, que perdeu 31 jogos em 2023/24 por uma ruptura de tendão. Além disso, ele também lesionou o joelho em 2022, além de sofrer com problema muscular na coxa em 2023. O clube avalia a parte física do atleta antes de avançar nas tratativas.
Os números da carreira do atacante
Em 2018/19, Lassina Traoré conquistou seus primeiros minutos como profissional pelo Ajax. Foram 18 jogos, com oito gols e três assistências. Os números melhorariam na temporada seguinte, em 2019/20. Foi quando Traoté marcou 17 gols e distribuiu nove assistências, totalizando 26 participações diretas em gol em 31 partidas, estabelecendo uma grande temporada.
Em 2020/21, os 36 jogos contaram com 13 gols e seis assistências de Lassina Traoré, contando com jogos de Champions League e duas participações diretas em gols na competição europeia. Com apenas 15 jogos em 2021/22, os números caíram para apenas dez gols. Mesmo com 32 jogos, mais do que o dobro em 2022/23, o atleta teve cinco gols e quatro assistências, ou seja, uma participação em gol a menos do que na temporada anterior.
Na temporada passada, Traoré marcou seis gols e deu sete assistências em 24 partidas. Na atual temporada, com essa mesma quantidade de partidas, são apenas cinco gols e duas assistências.
Como joga e como se encaixaria no Flamengo de Filipe Luís
A posição de centroavante é uma das prioridades do Flamengo no mercado de transferências em 2025. Gabigol não fica no clube, e Pedro só deve voltar no meio da temporada. Por isso, um atacante se torna crucial no sistema de Filipe Luís.
O jogador se encaixa na mesma função que Pedro, o que, em tese, pode dificultar a escalação de ambos os jogadores juntos quando o Camisa 9 retornar ao Mais Querido. As características do africano são mais próximas das de Pedro do que das características de Gabigol.
Lassina Traoré é um atacante mais pesado, de área, com bom cabeceio e muita força física. Sua força, inclusive, pode ser maior que a de Pedro, ganhando com ainda mais facilidade em lances mais físicos.
A principal característica de Lassina Traoré, porém, é o pivô. O jogador se destaca constantemente nesse tipo de jogada. Ele costuma receber de costas para a zaga para distribuir o jogo para seus companheiros. Essa é uma jogada muito frequente em todos os jogos de Traoré, que não só abre as jogadas no pivô, como também consegue armar chances perigosíssimas de gol com apenas um toque na bola e o passe rápido na devolução ao fazer o pivô.
A jogada é arma principal do atleta, que acaba ajudando também em assistências, pré-assistências ou grandes chances criadas, além de botar a bola para dentro.
O jogador também é letal dentro da área, e apesar do pivô aparecer frequentemente como principal característica, ele também tem um bom posicionamento para fazer as finalizações. Além do jogo aéreo, é um atacante atento ao rebote e que se coloca bem na área esperando a sobra da jogada, ou mesmo ser servido por um companheiro.
Além de construtor de jogadas pelo pivô, é um atacante para colocar a bola para dentro das redes adversárias, se aproveitando muito da força física para ficar com a bola em momentos conturbados e ganhar divididas. Em suma, o nome pode agregar ao ataque de Filipe Luís, sendo mais uma boa opção, principalmente para sair da área e distribuir no pivô, enquanto Pedro pode ser pensado como um homem mais avançado, jogando a frente de Traoré para esperar o resultado dessas jogadas.
Thais Regina anuncia saída do Flamengo#BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/NgVfVHArQK
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 27, 2024