Landim e vices podem suspender blogueiro por 60 dias em votação hoje
O jornalista e blogueiro rubro-negro Túlio Rodrigues pode ser suspenso nesta terça (28) por 60 dias como sócio do Flamengo em votação no Conselho Diretor, integrado por Rodolfo Landim e os vice-presidentes do Flamengo. Túlio é acusado de ter ofendido o presidente de outro Conselho, o Deliberativo, do qual ele é integrante, em uma live.
Na ocasião, Túlio, que atualmente trabalha no “Coluna do Flamengo”, mas já tem uma longa trajetória como blogueiro na imprensa especializada rubro-negra com o Blog Ser Flamengo, disse que Antônio Alcides, presidente do Code, era “frouxo” por não impedir que o Flamengo lançasse uma camisa diferente da aprovada pelo Conselho.
Leia mais: Opositores são alvo de 3 novos inquéritos no Flamengo
O estatuto do Flamengo prevê que todas as camisas de jogo do Mais Querido devem ser aprovadas pelo Conselho Deliberativo. No caso criticado por Túlio, o Code aprovou a nova terceira camisa e Flamengo e Adidas lançaram o modelo com uma listra vermelha que não tinha feito parte do modelo original.
Na reunião de 11 de setembro, o vice-presidente de Marketing Gustavo Oliveira disse ao Code que estava atendendo uma solicitação de Landim para incluir mais vermelho na camisa. Túlio criticou Alcides por não tomar nenhuma providência a respeito da interferência da diretoria na decisão soberana do Code.
No dia seguinte, após denúncia de Alcides, Landim abriu inquérito contra Túlio e o suspendeu preventivamente por 15 dias. O MRN apurou que na reunião seguinte do Code, seguranças do clube receberam uma foto do jornalista para barrá-lo caso tentasse entrar no clube.
A Comissão de Inquérito nomeada por Landim recomendou suspensão de Túlio por 60 dias, do qual seriam descontados os 15 da suspensão preventiva. Caso punido, o jornalista perde seus direitos políticos e não pode votar nem ser votado nas eleições do Flamengo no próximo ano. Além disso, não pode receber outra punição disciplinar nos próximos três anos, sob pena de ser expulso do Flamengo.
Sem citar blogueiro, presidente de Conselho diz que não é frouxo
Ontem, após recuo da direção, que desistiu de levar a camisa a campo sem o aval do Conselho, o Code aprovou a mudança do modelo e a inclusão da faixa vermelha. Com isso, a camisa está liberada para ir a campo.
Sem citar Túlio, que estava presente na reunião, Alcides fez uso da palavra para dizer que a votação era demonstração de que ele não foi “frouxo” e que ele teria comunicado a Gustavo Oliveira que a camisa não poderia ir a campo sem nova votação no Code.
A apresentação do relatório da Comissão de Inquérito sobre Túlio acontecerá às 19h em reunião do Conselho Diretor. O advogado do jornalista no processo é Marco Aurélio Assef, candidato derrotado por Landim nas eleições de 2021 e ele mesmo punido este ano por ofensas contra Alcides.
O processo contra Túlio é um dos três abertos atualmente contra membros da oposição no clube. Também vão a julgamento o membro do Conselho Fiscal Júlio James, acusado de incitar ódio contra Landim ao pedir sua saída em posts no Twitter, e o conselheiro Felipe Neves, por ofensas a Landim em um grupo de WhatsApp.
Caso seja punido pelo Conselho Diretor, Túlio ainda pode recorrer da punição no Conselho de Administração, onde os aliados de Landim são maioria.