Landim perde disputa com Leila e Flamengo deve ficar sem garantia em Liga
O entrave envolvendo Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Rodolfo Landim, mandatário do Flamengo, chegou ao fim. Nesta terça-feira (23), membros da Libra se reuniram em São Paulo e decidiram retirar o privilégio mínimo garantido para duas equipes: Corinthians e Flamengo. Dessa forma, Landim saiu perdendo na disputa com a dirigente alviverde.
O privilégio mínimo era um dos principais imbróglios
em negociação com a Forte Futebol. No último mês, Leila Pereira chegou a falar em público sobre o assunto, e cutucou Landim. Na visão da presidente do Palmeiras, o mandatário rubro-negro estava sendo “soberbo demais” por não aceitar reduzir ou equilibrar o valor recebido nas clausulas de uma nova competição brasileira.
Leia mais: Landim visita CT e reafirma parceria com Marinha no futebol feminino do Flamengo
Isso porque, esse privilégio garantia a Flamengo e Corinthians, clubes que geram maiores receitas no Brasil, uma garantia de receber o valor arrecadado logo no primeiro ano da Libra, em 2025. No entanto, no Brasileirão de 2025, existe uma chance da competição lucrar menos do que atualmente. Dessa forma, os outros clubes assumiram o risco de receberem menos, enquanto Fla e Corinthians seguiriam ganhando mais do que o restante.
Landim sai perdendo e Flamengo fica sem privilégios
Porém, com a mudança imposta pela Libra nesta semana, a dupla passa a correr os mesmos riscos que os outros times para o Brasileirão 2025, sem uma garantia mínima estabelecido. A divisão da receita do Brasileirão acontecerá, portanto, de maneira proporcional, com o mesmo valor de receita já garantido neste ano. As informações são do jornalista Danilo Lavieri, do site UOL.
De acordo com o site, a Libra acredita que a cláusula discutida e aprovada nesta semana não será utilizada. Contudo, por questões jurídicas, era importante ser acertada em comum acordo entre os times. Atualmente, 18 clubes compõem a Liga do Futebol Brasileira (Libra): Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
Já no Liga Forte Futebol (LFF), 21 times fazem parte da organização. São eles: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Sport, Vila Nova e Tombense.
Relembre fala de Leila Pereira sobre Landim
No dia 14 de abril, durante apresentação de reforços na academia, Leila Pereira aproveitou a presença de jornalistas e tornou público o incomodo com Rodolfo Landim. Em tom de desabafo, a presidente do Palmeiras falou sobre soberba do mandatário rubro-negro e comentou que o Flamengo não joga sozinha. A discussão entre Landim e Leila se gerou diante da divisão de receitas da Libra.
“Eu disse: vocês (Flamengo) não são os reis da cocada preta. Todos os clubes ficam quietos, precisa uma mulher bater na mesa. Disse para ele que se não estiver satisfeito, que saia. […] A soberba do Flamengo é enorme, eles precisam baixar a bola. Não é assim que se faz um futebol saudável, não pode um dirigente por vaidade ficar com picuinha boba”, disse.