Landim no Flamengo: relembre todas as contratações durante os mandatos do dirigente
O Flamengo foi protagonista no mercado de contratações de 2019 a 2024, investindo pesado para reforçar seu elenco. O período ficou marcado pelo clube conseguindo transformar seu poderio financeiro em títulos, no profissional e na base, revelando grandes jogadores, com vendas significativas e fazendo contratações que entram na lista de recordes na história do futebol brasileiro.
Durantes os dois triênios da gestão de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo até 31 de dezembro deste ano, o clube gastou mais de R$ 1 bilhão em contratações de jogadores.
➕Grupo político que apoiou Rodolfo Landim está com Ricardo Lomba no pleito do CoDe
O departamento de futebol, guiado por Marcos Braz e Bruno Spindel, trouxe 41 jogadores para o clube. Vários desses estão eternizados na história do clube e no coração dos torcedores, com destaque para Gabigol sendo o grande nome.
Alguns tiveram particularidades importantes, como Gerson e Michael. Ambos chegaram após um forte investimento, foram vendidos dando retorno e voltaram ao clube e seguem entregando dentro de campo.
O setor que mais recebeu peças foi o ofensivo, com a contratação de 11 atacantes. A defesa também foi reforçada, com nove zagueiros. No gol, o Flamengo contratou apenas dois nomes. Confira as listas de contratações por ano:
2019
- Gabigol
- Gerson
- Bruno Henrique
- Rodrigo Caio
- Arrascaeta
- Rafinha
- João Lucas
- Pablo Marí
- Filipe Luís
A lista, quase que por inteira, é de jogadores que formaram a escalação inesquecível do ano mágico. Apenas João Lucas, que chegou do Bangu para compor o elenco, foi quem não esteve entre os 11 que estão eternizados no clube. Desses, apenas Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique estarão no Flamengo em 2025.
2020
- Gustavo Henrique
- Pedro Rocha
- Thiago Maia
- Michael
- Pedro
- Léo Pereira
- Isla
Uma janela pontual, que visava reforçar o elenco da melhor equipe da América do Sul e suprir a perda de Pablo Marí, com a chegada de Léo Pereira. Considerando que Pedro é um dos grandes atacantes da história do Flamengo e que Michael e Léo Pereira entregam boas performances, há de se considerar uma boa lista. Thiago Maia e Isla tiveram bons momentos, mas saíram por baixo. Já Gustavo Henrique e Pedro Rocha não conseguiram alcançar o esperado e não deixam saudades.
2021
- Andreas Pereira
- Bruno Viana
- Kenedy
- David Luiz
Para alguns torcedores, pode ser considerada a lista de contratações mais traumática da história do clube. Apesar de tecnicamente ser uma lista respeitável, tendo David Luiz, que foi um dos grandes zagueiros do futebol mundial na década passada, os outros nomes não remetem a boas lembranças, principalmente Andreas Pereira, pelo fatídico lance na final da Libertadores de 2021. O defensor é o único que ainda está no clube, mas tem contrato até o fim de 2024.
2022
- Marinho
- Santos
- Fabrício Bruno
- Pablo
- Ayrton Lucas
- Everton Cebolinha
- Vidal
- Pulgar
- Varela
Com um ano frustrante como 2021, a diretoria enxergou que era necessário reforçar o elenco. O goleiro Santos foi importante para as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil de 2022, mas começou 2023 muito abaixo e foi negociado.
Os demais não tiveram muito impacto de imediato, mas conseguiram crescer de produção com mais tempo de clube, com exceção de Marinho, Pablo e Vidal, que não corresponderam às expectativas e seguiram outros rumos. O defensor ainda pertence ao Flamengo, mas não deve fazer parte dos planos para 2025.
2023
- Gerson
- Luiz Araújo
- Rossi
- Allan
Mantendo a base do elenco campeão em 2022, a diretoria enxergou que contrataria apenas as chamadas "oportunidades de mercado". Gerson, marcado pela passagem em 2019 e com o desejo de regressar, foi a grande chegada. Luiz Araújo e Rossi agregaram, mas Allan não conseguiu mostrar bom futebol. O ano de 2023 não foi bom para o clube dentro de campo, mas as chegadas do meia e do atacante, foram fundamentais para 2024.
2024
- De La Cruz
- Viña
- Léo Ortiz
- Carlinhos
- Michael
- Alex Sandro
- Alcaraz
- Plata
A última lista da gestão de Landim fica marcada por nomes relevantes e uma grande aposta. Alguns tiveram problemas por lesões, como De La Cruz e Viña, principalmente. Já Carlinhos, não conseguiu render o que se espera de um centroavante do Maior Clube do País. Léo Ortiz poderia ter sido bem melhor aproveitado, pois se mostrou um grande acerto. Michael, Alex Sandro e Plata agregaram bastante ao elenco baleado durante a temporada. Já Alcaraz, a grande aposta do clube, sendo a contratação mais cara da história, mostrou lampejos e terá 2025 para se provar.
No geral, as listas de contratações foram boas, o que causa ainda mais questionamentos ao departamento de futebol, que teve peças para ter um Flamengo ainda mais vencedor, mas não conseguiu converter a qualidade do plantel na dominância esperada, principalmente dentro do Brasil.
VILA OLÍMPICA ADÍLIO! A homenagem ao eterno Brown, que nos deixou em 2024, renomeou a Vila Olímpica do Vidigal. Andrade, Jayme de Almeida, Urigueller e o time do Flamaster conversaram com crianças dos projetos esportivos e falaram sobre o Camisa 8 da Gávea, inaugurando a nova… pic.twitter.com/GDsVqbsNhi
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 13, 2024