Landim e atletas olímpicos do Flamengo incentivam doações de sangue
O Presidente do Flamengo se juntou a um grupo de atletas olímpicos do clube na manhã desta quinta-feira (24) para realizar uma boa ação que pode salvar vidas e incentivar mais rubro-negros a participar. Rodolfo Landim e as estrelas do Mengão doaram sangue como parte da campanha Sangue Rubro-Negro, na Gávea.
Na sede do clube, todos os doadores ganharam uma máscara com as cores do Flamengo. A ação faz parte de uma iniciativa do clube para aumentar a participação voluntária de torcedores nas campanhas de doação de sangue.
Leia Mais: Manchester City acompanha a situação de Matheus França, diz jornal
Doações de sangue salvam vidas
Parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) informados pelo Hemorio do Rio indicam que para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano.
Em janeiro deste ano, por conta da pandemia, epidemia de gripe e fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de mais de 1 mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. A doação, lembra o hemocentro, é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado.
O Hemório do Rio funciona de segunda a segunda, incluindo os feriados, das 7h às 18h. O endereço é Rua Frei Caneca, 8, Centro. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.
Quem pode doar:
- Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e estar com um documento de identidade oficial com foto.
- Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar, ainda, um documento de identidade do responsável.
- Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
- Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas).
- Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.
- Quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas – e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).