Landim causa polêmica ao falar sobre o Flamengo de 2019: 'A competitividade era menor'

14/11/2024, 21:10
Landim em coletiva no Flamengo; clube emite nota rebatendo acusações contra o presidente

O Flamengo de 2019 quebrou vários recordes do futebol brasileiro, além de ter vencido a Libertadores e o Brasileirão de pontos corridos, feito que nenhuma equipe repetiu até o momento. Na visão do presidente do clube, Rodolfo Landim, o time comandado por Jorge Jesus, se estivesse na atual temporada, não teria a mesma ‘facilidade’ que no ano mágico.

“As pessoas ficam guardando na memória o ano de 2019, que foi mágico mesmo. E para ser sincero com você, não quero diminuir o trabalho do Jorge Jesus, mas a competitividade do futebol brasileiro, como um todo, era muito menor do que temos hoje. Hoje temos SAF, que faz investimentos muito maiores, conseguem trazer jogadores muito mais qualificados”, disse Landim ao Flow Podcast, nesta quinta-feira (14).

Para o dirigente, a forma que o Flamengo atuou em 2019 era uma surpresa para os times brasileiros, o que fazia as equipes recuarem.

“A própria forma como a gente propôs o jogo em 19, se você for ver, a grande maioria dos times, recuava, foi uma surpresa para os times que jogavam contra o Flamengo. Eu acho que o nível de competitividade hoje é muito maior. Foi excepcional o trabalho do Jorge, mas acho que a gente não teria a mesma facilidade que a gente teve para ser campeão como a gente foi em 2019”, falou o presidente.

Relembre alguns números do Flamengo 2019

O Flamengo de 2019 é o recordista em pontos somados na história dos pontos corridos com 20 clubes, com 90 em 38 jogos. Terminou o campeonato com 16 a frente do segundo colocado, Santos. É o melhor mandante da história do Brasileirão de pontos corridos, com 17 vitórias e dois empates, somando 53 pontos.

Em toda a temporada de 2019, o Flamengo disputou 76 jogos, vencendo 50, empatando 17 e perdendo nove vezes. Filtrando apenas para a passagem de Jorge Jesus, são 40 jogos, 28 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas.

Além do recorde no Brasileirão, o Flamengo bateu o River Plate na final da Libertadores, que era o atual campeão. O fato do time de 2019 sempre ser a régua para comparação com outras equipes ano após ano, diz muito sobre o quão encantador, impactante e vencedor foi o Rubro-Negro no ano mágico.


Partilha