Landim briga com Bap e bagunça cenário eleitoral no Flamengo

O presidente Rodolfo Landim teve um desentendimento público com Luiz Eduardo Baptista, o Bap, numa briga que pode ter efeitos nas eleições do próximo ano no Flamengo.
Até o momento, Bap era o favorito para ser o indicado a Landim para sucedê-lo. O presidente não pode concorrer a uma segunda reeleição e viu o Conselho Deliberativo reprovar a possibilidade de estender o seu mandato.
Leia mais: Decisão sobre futuro de Landim dá largada a eleição no Flamengo
De acordo com o UOL, Bap e Landim discutiram por conta de uma mudança no Conselho de Administração, órgão presidido pelo ex-VP. Isso porque o vice de Bap, Theofilo Miguel, renunciou, e Landim não conseguiu emplacar o sucessor de sua preferência.
Landim reclamou por Bap não ter avisado aos aliados sobre a saída de Miguel antes da publicação do edital para a inscrição de candidaturas. Por isso, o único que conseguiu reunir os documentos necessários para representar Landim foi o ex-presidente do Conselho Bernardo Amaral. Entretanto, a Comissão Eleitoral barrou a candidatura de Amaral justamente por ele já ter ocupado a presidência do órgão.
Dessa forma, o indicado acabou sendo Emílio Habib, escolhido por Bap. Recentemente,aliás, Habib apresentou ao Conselho Deliberativo uma emenda que aumentou o poder do Conselho de Administração. A saber, a criação da necessidade de apresentação pela diretoria e de aprovação pelo conselho de um Plano Estratégico Trienal, uma espécie de orçamento que vale por três temporadas.
Bap ensaia afastamento de Landim para aumentar chances em 2024
Por certo, conselheiros de oposição já trabalharam nos últimos dias com a possibilidade de Bap buscar se afastar de Landim para melhorar suas chances eleitorais. Neste cenário, Landim apoiaria outra candidatura – possivelmente a do vice Rodrigo Dunshee de Abranches-, enquanto Bap se apresentaria como um nome que representasse uma continuidade com ares de oposição.
É mais ou menos a estratégia já tentada, sem sucesso, em 2015, quando Bap comandou o rompimento de parte dos vice-presidentes com Eduardo Bandeira de Mello, que buscava a reeleição. Na ocasião, Bap apoiou a chapa na qual Landim foi vice de Wallim Vasconcellos.
Por sinal, o próprio Wallim, vice de Finanças de Landim que renunciou em 2020, já ensaia uma candidatura nos moldes que Bap buscaria agora. Entretanto, diferentemente de Bap, Wallim não tem uma base forte dentro do clube para viabilizar seu projeto. Já Bap conseguiu mostrar força ao agir nos bastidores para evitar a aprovação da emenda que acabava com a reeleição no Flamengo, o que diminuiria seu futuro mandato caso eleito.
As eleições no Flamengo acontecem em dezembro de 2024. As candidaturas têm que ser registradas até o final de agosto do ano que vem.