'Lamentável, ridículo e falta de respeito': Filipe Luís não poupa críticas a Pedro

Atualizado: 12/07/2025, 19:47
Filipe Luís Pedro Flamengo x São Paulo

Filipe Luís não poupou críticas a Pedro ao explicar a decisão de deixar o Camisa 9 de fora da relação da partida entre Flamengo e São Paulo, que terminou com vitória rubro-negra por 2 a 0. Durante a coletiva, o treinador classificou a postura do atacante durante a semana treinamentos como "lamentável" e detonou a forma que o atleta está se portando no dia a dia do clube, citando inclusive dados de desempenho. 

Vice-artilheiro do Flamengo, Luiz Araújo exalta momento e fala sobre respeito ao São Paulo

"Bom, o que aconteceu foi que o comportamento e a atitude do Pedro durante a semana foi lamentável. Beirou o ridículo para mim. Evidentemente o Pedro tem os seus problemas pessoais com a diretoria, com o clube, problemas dele. Não é de agora que ele vinha treinando mal, só que essa semana ele realmente rompeu, para mim, com um princípio claro que nós temos como comissão e o grupo de jogadores tem, que é a cultura de treino", disse.  

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Filipe afirma que entende que o jogador não está se esforçando deliberadamente. Assim, deixá-lo de fora do jogo é uma maneira de evitar que esse tipo de comportamento "contamine" outros atletas do grupo. Ele afirma que o atleta voltará a jogar quando se desculpar com os companheiros, além de adotar outra postura nas atividades. Além de cobrar mais ambição do Camisa 9. 

"Para mim o que ele fez foi uma falta de respeito. Não duvidei em nenhum momento de deixá-lo fora da lista de relacionados, porque esse tipo de comportamento pode contagiar. Então espero que ele recapacite, que ele pense, peça desculpa para os companheiros e volte a ser o Pedro", disse, antes de completar: 

"Não é só uma falta de respeito com os companheiros, é uma falta de respeito primeiro com ele. Um jogador que tem uma ambição que o Pedro deveria ter, chegar na Seleção Brasileira, de jogar outra Copa do Mundo, não pode negociar um minuto de treinamento, infelizmente, e essa semana aconteceu", finalizou o técnico, que ainda citou os torcedores. 

Pedro tem índices muito inferiores aos companheiros

Essa decisão foi baseada não só no que Filipe Luís viu durante a semana, mas também em dados. O GPS que acompanha os atletas em todas as atividades indicou que Pedro ficou na última colocação de todas as valências durante a preparação para Flamengo x São Paulo, o que confirmou a falta de interesse citada pelo técnico.

"O Pedro tem que querer mais do que eu, eu não posso querer mais do que ele. (...) Temos dados de GPS que dizem que o Pedro é o último em absolutamente tudo durante essa semana, e um jogador que é o último em absolutamente todas as valências físicas, que é alta intensidade, aceleração, desaceleração, não está pronto para performar. "

Podem botar a culpa no treinador, no modelo, nos companheiros, no Arrascaeta, mas a culpa é dele, e ele tem que querer. A hora que ele quiser eu estou esperando de braços abertos, porque eu não posso ir para o mercado comprar um jogador que faça 30 gols. Na hora que pedir desculpa para os companheiros e voltar a treinar no nível que estão treinando, com certeza não vai ser um problema, ele vai estar no campo de titular indiscutível." 

'Não quero que o Pedro saia', diz Filipe Luís

Questionado se os problemas com a diretoria poderiam ter influenciado nas atitudes de Pedro, Filipe Luís afirma que conversou com o atacante para reforçar que não tem qualquer envolvimento nos vazamentos de conversa e deseja que ele continue no clube, mas não pode permitir que o jogador tenha uma atitude prejudicial ao grupo. 

"Eu não quero que o Pedro saia. Chamei os capitães, chamei ele na frente. Transmitimos isso para ele, os capitães também. Falamos para ele que precisamos dele, precisamos do Pedro. E não vou entrar em detalhes micro, mas é obviamente que você vê o aquecimento, as respostas, o deboche, a maneira de correr, de andar e depois, como eu falei para você, está tudo quantificado com o GPS e aí os números são muito inferiores."

Filipe Luís comenta como o Camisa 9 pode melhorar 

Para Filipe Luís só existe um caminho para a retomada de Pedro: o atacante se resolver consigo mesmo. O treinador afirma não saber o que foi o gatilho, ou se existe um motivo específico, para as atitudes do atacante. Dessa forma, é o atleta quem precisa decidir se vai ou não se esforçar para recuperar o espaço no Flamengo. 

"O Pedro pós-lesão não é o mesmo, ainda ninguém não viu, ele teve um jogo muito bom, excepcional contra o Corinthians, e depois caiu o nível.  Eu sei porque, já falei para ele pessoalmente, porque ele treina mal. Não está no nível dos companheiros, isso é óbvio, e o que eu espero dele é que ele lute. Ele tem que lutar com ele mesmo, ele tem que lutar com a cabeça dele, não comigo, não com os companheiros, não com ninguém."

'Não precisa me dar abraço'

Por fim, Filipe falou sobre como será a relação com Pedro depois dessas declarações na coletiva. O treinador não se mostrou preocupado com a reação do atacante e afirmou que espera profissionalismo. 

"A hora que ele correr e segurar a bola e sustentar os duelos com os zagueiros que não está fazendo, a hora que ele fizer isso aí, ele vai jogar, ele vai jogar, não precisa me dar abraço, não precisa me dar a mão, não precisa me dar bom dia, não precisa nada, ele precisa ser profissional, ir lá e resolver no campo, mais nada", finalizou Filipe Luís. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.