La Liga cria comissão para combater racismo contra Vinícius Júnior
Liga responsável por organizar o Campeonato Espanhol, La Liga decidiu criar uma comissão para cuidar dos casos de racismo contra Vinícius Júnior, ex-Flamengo. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Javier Tebas. Em entrevista ao “LaSexta”, Tebas explicou o funcionamento do novo organismo, que estará presente nas próximas partidas do Real Madrid.
De acordo com o presidente, a estratégia é contar , em cada jogo do Real Madrid por La Liga, com inspetores nos setores mais problemáticos de cada estádio. Além disso, Tebas afirma que a Liga não pode ter um jogador sendo insultado em todos estádio.
Confira mais: ‘Tirou o Brasil da Copa!’, atacam torcedores após Rodrygo menosprezar o Flamengo
“Criamos uma comissão, começamos já com os temas judiciais. Estamos trabalhando em todos os jogos onde vai o Real Madrid, nas zonas mais conflitivas onde pode haver indícios de que vão cometer insultos, agora com mais vigilância. La Liga não pode ter um jogador que vai em todos os estádios e é insultado. E são insultos muito grande. Temos que dar uma solução. O problema nós temos, precisamos dar uma solução” “, explicou Tebas.
Vinícius Júnior tem sofrido constantemente com atos racistas na Espanha. Em dezembro, o jogador chegou a cobrar La Liga por uma posição, mas a entidade não tomou nenhuma medida. Aliás, o último episódio registrado foi no domingo passado (5), durante o jogo do Real Madrid contra o Mallorca. Imagens mostraram ao menos um torcedor gritando para o atacante: “Vinicius, macaco!”.
Não é só Vini Jr: ex-Flamengo, Yago sofre racismo na Espanha
Nesta terça-feira (7), mais um caso de racismo envolvendo um ex-jogador do Flamengo aconteceu na Espanha. O armador Yago, muito querido pelos torcedores do clube e que ajudou o time a conquistar NBB 20/21 e Champions League Américas na mesma temporada, teve que ouvir ofensas raciais de uma torcedora adversária.
Yago atualmente joga no Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e foi até a Espanha a fim de disputar uma partida da Eurocup, contra o Joventut Badalona. Assim, durante o jogo as câmeras flagram uma mulher gritando ‘mono’, que significa ‘macaco’, em sua direção. Veja o registro:
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.