Justiça nega pedido de Sampaoli para Neto explicar acusação a técnico do Flamengo

14/06/2023, 16:28
Jorge Sampaoli e Neto

O pedido de retratação feito por Jorge Sampaoli para o apresentador Neto foi negado na Justiça. Em abril, o ídolo do Corinthians acusou o treinador do Flamengo de racismo durante seu programa Donos da Bola, na Band. Segundo Neto, Sampaoli teria tratado mal um funcionário do Santos pelo mesmo ser negro.

Ofendido com a acusação, Sampaoli abriu um processo, exigindo uma retratação do apresentador após proferir as palavras sem apresentar provas. No entanto, a juíza Aparecida Correia, da 1ª Vara Criminal do Foro Regional de Pinheiros (São Paulo), negou o pedido do treinador do Flamengo. A informação é do site Uol.

Leia mais: Processado por Sampaoli, Neto mantém acusações de racismo contra treinador do Flamengo

De acordo com a decisão, Sampaoli já demonstrou que se sentiu ofendido, e, portanto, não justificaria um pedido para Neto se explicar. Segundo a juíza, o pedido que o treinador fez no processo é de caráter preparatório, ou seja, que antecede à abertura de uma ação penal, em casos de crimes que ferem a honra de uma pessoa.

Nesse sentido, Sampaoli abriu o processo já alegando que houve ofensas por parte de Neto, com provas em áudio e vídeo do apresentador. A Justiça, por outro lado, afirma que o treinador argentino deveria acionar um processo penal por delito contra a sua honra, ao invés de um pedido de retratação contra o ex-jogador.

Ambas as partes não se manifestaram, até o momento, sobre a nova fase do processo.

Entenda o caso envolvendo Sampaoli contra Neto

No dia 18 de abril, o apresentador Neto falou em rede nacional, que Jorge Sampaoli havia cometido, supostamente, racismo contra um funcionário do Santos. O comentário aconteceu logo quando o Flamengo anunciou o técnico como substituto de Vitor Pereira. Neto não poupou xingamentos ao treinador, e, além disso, o acusou sem provas.

“Ele foi racista no Santos, nunca cumprimentou ninguém, nunca falou português: ‘Por favor, não, senhor, me desculpe…’. Esse baixinho, idiota. Isso aí é uma vergonha, pi*** pequeno, não sabe nada de bola. […] Um cara que trata mal o Arzul, que é negro. Esse cara, o Jorge Sampaoli, fazia o Arzul ficar fora do vestiário. Ele fez muitas pessoas contratadas antes dele perderem o emprego. Esse cara é nojento”, disse Neto.

Sendo assim, ao tomar conhecimento do caso, Jorge Sampaoli acionou a Justiça de São Paulo com o pedido de retratação, que como explicado anteriormente, foi negado. Em seguida, o apresentador voltou a comentar sobre o assunto após o técnico rubro-negro o processar. Neto afirmou não temer nenhuma ação judicial contra ele.

“Todo mundo sabe que o Jorge Sampaoli está me processando, não tem problema nenhum, cara. Uma coisa que eu não tenho medo é processo. Eu não sou feio não, sou rústico. Não tenho medo de processo. Que por sinal, Arzul, ele fez racismo com você. Você tem que me ajudar. Eu defendi você. Eu defendi os negros”, disse.