Justiça libera Vasco x Flamengo em São Januário e critica Bepe

07/04/2025, 15:05
Atualizado: 07/04/2025
São Januário, estádio do Vasco

O próximo jogo entre Flamengo e Vasco, com mando de campo da equipe rival, segue sendo motivo de discussão, e agora, a partida deve acontecer em São Januário.

➕Vasco pede que PM do Rio decida sobre torcida do Flamengo em São Januário

A nova decisão se deu pela 6ª Vara da Fazendo Pública da Comarca da Capital, concedendo liminar para o jogo do dia 19 de abril ocorrer no campo vascaíno.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Agora, o local da partida ainda não foi anunciado oficialmente pelo Vasco, mas o clube passa a contar com a opção de mandar o jogo no seu estádio.

Com a decisão em suas mãos, dificilmente o rival deixaria de mandar a partida no local, já que a intenção era essa desde o início.

A ação popular foi movida por Pedro de Menezes Reis e Marcus Vinicius Reis. Dessa forma, a decisão do Bepe está suspensa. A presença da torcida do Flamengo ainda não está definida.

O certo é que os vascaínos poderão assistir ao jogo no estádio. Vale lembrar que Pedrinho, presidente do clube, chegou a levantar a hipótese de mandar a partida com torcida única, se fosse preciso para poder utilizar o estádio.

Regina Lúcia Chuqer de Almeida Costa de Castro Lima, juíza que concedeu a liminar, cita o Bepe em tom crítico pela proibição.

"O Bepe se recusa empregar todas as suas energias em benefício do serviço, optando, simplesmente, pelo caminho mais fácil 'deixar de fazer', com aparente abandono do entusiasmo, autoridade e eficiência que a instituição exige", afirma, antes de concluir:

"Nesse diapasão, a eventual incapacidade técnica de órgão público não pode privar os populares torcedores de determinada agremiação esportiva da utilização de seu Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro na atividade precípua prevista desde sua construção".

Advogado pede respeito ao falar sobre ação movida

Marcus Vinícius disse ao 'ge' que atuar no estádio deveria ser um direito do clube. Por isso, moveu a ação a favor do time adversário, além de pedir respeito.

"O Vasco é patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil. Não se trata apenas de um jogo, mas de respeito à história, à torcida e à liberdade de exercer sua paixão no lugar que é sua casa. Entramos com a ação para garantir o direito de jogar em São Januário, como sempre foi. O futebol carioca e sua tradição merecem respeito", comenta.

Bepe apontou riscos de Vasco x Flamengo em São Januário

O Bepe explicou o veto a realização do clássico em São Januário. Como já se sabe, a partida é de alto risco, e a região de acesso complicado dificulta a segurança de um jogo dessa magnitude.

"A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) se opôs ao pedido do Clube de Regatas Vasco da Gama para que o próximo clássico entre Vasco e Flamengo, previsto para o dia 19 de abril, fosse realizado no Estádio de São Januário. A decisão se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza", informou o Bepe.


Compartilhe