Conheça Junior Barranquilla: o atual bicho papão da Colombia
O Flamengo chegou, pela primeira vez, a uma semifinal da Copa Sul-Americana e enfrenta o Junior Barranquilla, da Colômbia, em busca da tão sonhada vaga na final.
Afinal o que pode-se esperar do time colombiano?
Junior Barranquilla, fundado em 1924, é um dos clubes mais tradicionais de seu país. Ganhou sete vezes o Campeonato Nacional (equivalente ao Campeonato Brasileiro), é líder da atual edição e o campeão da Copa Colômbia 2017, o feito já garante o clube na fase de grupos da Libertadores 2018. Atualmente é time de melhor rendimento e nível técnico em âmbito nacional. Um adversário digno das grandes decisões que entram à história.
A equipe colombiana não possui grandes estrelas, mas tem peças de destaque, que podem mudar uma partida. Jogando preferencialmente em um 4-4-2, com marcação alta, lembrando em alguns momentos o Atlético Nacional de Rueda, um dos sucessos da equipe passa pelos pés da dupla de Cantillo e Pico, dois rápidos e fortes marcadores. Apesar da lesão do zagueiro Jonathan Ávila, que não atuará mais na competição, pouco se modificam as linhas de defesa do Junior, que mantém o esquema.
Téo Gutierrez é o jogador mais conhecido do Junior Barranquilla, considerado uma das principais contratações à sua época, excelente atacante e ponto alto do time colombiano em sintonia com Ymmi Chará. Rápido, mesmo sendo o centro-avante da equipe, Téo gosta de circular fora da área prendendo a bola e transformando seus passes em assistências.
Ainda no ataque temos Ymmi Chará, 26 anos, chegou ao Junior em junho deste ano. É o jogador mais importante na construção de jogadas e requer muita atenção. Ymmi atua por todos setores do meio campo e até como falso nove. “El Depredador”, como é conhecido, é difícil ser marcado, está em todos os lugares e sempre alterna de posição com Téo, infiltrando-se na área para colocar a bola no fundo da rede. Convocado para a seleção colombiana, Ymmi participou de quatro partidas nas Eliminiatórias da Copa do Mundo de 2018, jogando, inclusive, contra o Brasil.
Em Setembro deste ano, o jornal colombiano El Deportivo, noticiou que o Flamengo estaria monitorando a situação do meia, Palmeiras também estaria interessado, podendo usar até Borja como moeda de troca.
A primeira partida da semifinal ocorre na quinta-feira (23), ás 21h45 (de Brasília), no Maracanã. A segunda partida ocorre no próximo dia 30, na Colômbia.