Juninho é 21º jogador a abrir contagem do Flamengo na Libertadores; relembre todos

05/04/2025, 05:00
Atualizado: 05/04/2025
Juninho comemora gol na Libertadores

A estreia do Flamengo na Libertadores de 2025 terminou com vitória, na última quinta-feira (3), sobre o Deportivo Táchira-VEN. Com um gol de Juninho, o Rubro-Negro levou a melhor por 1 a 0, fora de casa.

➕ Bruno Henrique reclama de imigração e explica dificuldades: 'Não é desculpa'

Com o tento, o atacante — que marcou no primeiro toque na bola — se tornou o 21º jogador a inaugurar a contagem do Flamengo na competição. Até hoje, ninguém conseguiu o feito duas vezes.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O MundoBola Flamengo, então, destaca abaixo cada um desses 21 nomes, responsáveis por anotar o primeiro gol do clube em cada edição. Confira!

1981: Nunes

Flamengo Nunes Gerson 1981 Libertadores

O primeiro gol do Flamengo na Libertadores de 1981 veio logo na estreia. Aos 20 do segundo tempo, Nunes diminuiu placar que mostrava 2 a 0 para o Atlético-MG. Aos 40, Marinho igualou.

Aquela participação, a primeira do clube na história, terminaria com o histórico título sobre o Cobreloa-CHI.

1982: Lico

No ano seguinte, a estreia trouxe derrota para o Peñarol-URU, fora de casa, por 1 a 0. Na segunda rodada, Lico abriu o placar do 3 a 0 sobre o River Plate-ARG, também como visitante.

O time cairia ao fim da primeira fase, porém. Após vencer o River Plate no Rio, o Flamengo perdeu novamente para o Peñarol, desta vez em casa, por 1 a 0.

1983: Baltazar

Na campanha seguinte, Baltazar abriu o placar da estreia, contra o Grêmio, com um golaço. Jogando em casa, o time gaúcho reagiu e empatou aos 35 do segundo tempo, com o uruguaio Hugo de León.

O Flamengo não fez boa campanha naquele ano. Foram duas vitórias (Blooming-BOL e Bolívar-BOL), dois empates (Grêmio e Blooming) e duas derrotas (Bolívar e Grêmio).

1984: Mozer

A primeira partida de 1984 trouxe um baile no Maracanã contra o Santos. Mozer abriu o placar, que terminou em 4 a 1: o próprio Mozer marcou mais um, Lico e Tita completaram para o Flamengo. Lino descontou.

O Flamengo chegou perto de ir à final naquele ano. Após a primeira fase, na qual eliminou América de Cali-COL, Junior-COL e Santos, o Mengo caiu no grupo da semifinal com Grêmio e Universidad de Los Andes-VEN.

Os dois brasileiros venceram o time venezuelano. Nos encontros entre os dois, uma vitória para cada lado. Assim, um jogo de desempate foi forçado, e o 0 a 0 classificou o Grêmio por ter melhor saldo.

1991: Marcelinho Carioca

Marcelinho Carioca com a camisa do Flamengo

Na edição de 1991, a vítima de Marcelinho foi justamente o Corinthians, clube no qual seria ídolo no futuro — e de falta. A partida marcou a estreia do Flamengo na competição, e terminou em 1 a 1.

O Rubro-Negro passou por Corinthians, Nacional-URU e Bella Vista-URU na fase de grupos, antes de eliminar o Deportivo Táchira (rival de 2025) nas oitavas. Nas quartas, caiu para o Boca Juniors.

1993: Nilson

 

Após a estreia sem gols com o Internacional, fora de casa, o Flamengo jogou novamente como visitante — e perdeu. Contra o América de Cali-COL, Nilson chegou a empatar o duelo, que terminou 2 a 1 para os mandantes.

O time, porém, conseguiria se recuperar. Perdeu de novo para o América, mas venceu Atlético Nacional-COL (duas vezes) e Inter. Nas oitavas, tirou o Minervén. Nas quartas, foi eliminado pelo campeão São Paulo.

2002: Felipe Melo

A terrível caminhada do Flamengo na Libertadores de 2002 começou com derrota fora de casa, para o Once Caldas-COL, por 1 a 0. Na segunda rodada, em casa, novo revés: 3 a 1 para a Católica-CHI. Felipe Melo marcou o de honra.

O Rubro-Negro ficaria pelo caminho em uma péssima fase de grupos, com uma vitória, um empate e quatro derrotas.

2007: Roni

A fase de grupos de 2007 trouxe jogos contra Real Potosí-BOL, Maracaibo-VEN e Paraná. A estreia, na altitude boliviana, trouxe uma reação e tanto do Flamengo — que saiu perdendo por 2 a 0.

Roni marcou o primeiro gol do clube naquela edição aos três do segundo tempo. Aos 11, Obina igualou o placar em 2 a 2.

O clube seguiria até as oitavas de final, mas cairia para o Defensor-URU. Na ida, fora de casa, vitória dos uruguaios por 3 a 0; na volta, triunfo rubro-negro por 2 a 0 no Maracanã.

2008: Souza

Souza Chororô

O primeiro jogo de 2008 terminou em 0 a 0, fora de casa, contra o Bolognesi-PER. No segundo, Souza abriu caminho para a vitória sobre o Cienciano-PER, por 2 a 1. Marcinho anotou o outro gol.

O fim daquela campanha é inesquecível para os flamenguistas. Nas oitavas de final, o clube acabou eliminado pelo América-MEX, que perdeu por 4 a 2 no México e venceu por 3 a 0 no Maracanã.

2010: Leonardo Moura

Léo Moura ex-Flamengo agora integra o elenco do Resenha FC, no Futebol 7

O lateral-direito Leonardo Moura foi às redes logo na estreia, em vitória por 2 a 0 sobre a Universidad Católica-CHI, de falta. Adriano foi o autor do segundo gol, em grupo que também tinha Universidad de Chile e Caracas-VEN.

Classificado às oitavas, o Flamengo eliminou o Corinthians de Ronaldo em pleno Pacaembu, mas sucumbiu no reencontro diante da Universidad de Chile, nas quartas.

2012: Luiz Antônio

O gol do volante veio antes mesmo da fase de grupos. Na chamada Pré-Libertadores, eliminatória anterior ao chaveamento, o Rubro-Negro perdeu para o Real Potosí-BOL no jogo de ida, fora, por 2 a 1.

O gol, obviamente, foi de Luiz Antônio. Na volta, o Flamengo passaria com um 2 a 0, gols de Leonardo Moura e Ronaldinho Gaúcho.

Aquela campanha seguiria até a fase de grupos, que trouxe Lanús-ARG, Emelec-EQU e Olimpia-PAR. Em campanha irregular, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o time acabou eliminado.

2014: Victor Cáceres

Dois anos depois, o Flamengo abriu a Libertadores com derrota para o León-MEX, excluído recentemente do Mundial pela Fifa. Victor Cáceres empatou, após os visitantes saírem na frente, mas o jogo terminou 2 a 1.

Pela segunda vez seguida, o Flamengo seria eliminado na fase de grupos. E a campanha foi pior que a de 2012: duas vitórias contra o Emelec, um empate (Bolívar) e três derrotas (uma para o Bolívar e duas para o León).

2017: Diego

diego ribas em ação na época do flamengo

O Flamengo voltaria à competição três anos depois, e pegando um San Lorenzo que vinha de longa inatividade no futebol argentino. O resultado foi um 4 a 0 no Maracanã, com gols de Diego, Trauco, Rômulo e Gabriel.

O destino, porém, encerraria a campanha na fase de grupos pela terceira vez seguida. Contra San Lorenzo, Católica-CHI e Athletico-PR, foram novamente duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

2018: Henrique Dourado

Henrique Dourado, o Ceifador, comemorando efusivamente gol pelo Flamengo

Apresentado como "CeiFlador", pela comemoração inusitada, Henrique Dourado marcou o primeiro do Flamengo na Libertadores de 2018, na estreia, contra o River Plate. O jogo terminou em 2 a 2.

Em grupo com o time argentino, Emelec e Santa Fe, o Flamengo passou invicto — mas com duas vitórias e quatro empates. Nas oitavas, pegou o Cruzeiro, que venceu no agregado por 2 a 1.

2019: Gabigol

Gabigol aplaude durante jogo do Flamengo

A mágica campanha de 2019 começou em jogo encardido, na altitude, contra o San José-BOL. Ainda com Abel Braga no comando, Gabigol anotou o gol que selou o 1 a 0.

Ao longo da campanha, o Flamengo passaria pela fase de grupos, que ainda teve LDU-EQU e Peñarol. A partir daí, eliminou Emelec, Internacional, Grêmio e River Plate para conquistar o bicampeonato.

2020: Everton Ribeiro

Everton Ribeiro of Flamengo looks on during the match between Gremio and Flamengo as part of Brasileirao 2023 at Arena do Gremio Stadium on October 25, 2023 in Porto Alegre, Brazil.

No ano seguinte, Everton Ribeiro anotou o primeiro da estreia, em vitória fora de casa contra o Junior Barranquilla-COL. O próprio meia anotou o segundo na etapa final, e Teo Gutiérrez descontou no 2 a 1.

Após passar pela fase de grupos, que tinha também Barcelona-EQU e Independiente del Valle-EQU, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final, pelo Racing-ARG.

2021: Willian Arão

Willian Arão gols Flamengo

A campanha de 2021 também começou fora de casa, e novamente com vitória. Willian Arão fez o primeiro no 3 a 2 sobre o Vélez Sarsfield, que teve gols de Gabigol e Arrascaeta.

O time passou por Vélez, LDU e La Calera-CHI para ir às oitavas, quando eliminou o Defensa y Justicia-ARG. Ainda passou por Olimpia-PAR e Barcelona-EQU antes de perder a final para o Palmeiras.

Apesar do vice, a campanha foi impressionante. O Flamengo chegou invicto à final e com placares elásticos em todos os mata-matas. Confira:

  • Oitavas de final: Flamengo 5 x 1 Defensa y Justicia (1 a 0 e 4 a 1)
  • Quartas de final: Flamengo 9 x 2 Olimpia (4 a 1 e 5 a 1)
  • Semifinal: Flamengo 4 x 0 Barcelona (2 a 0 e 2 a 0)

2022: Bruno Henrique

Bruno Henrique festeja 100 gols

Na estreia de 2022, Bruno Henrique abriu a contagem contra o Sporting Cristal-PER, em jogo fora de casa que terminou 2 a 0. Matheuzinho marcou o outro. Talleres-ARG e Católica-CHI também faziam parte do grupo.

Em campanha invicta, com 12 vitórias e um empate, o time passou por Sporting Cristal, Talleres, Católica, Tolima, Corinthians, Vélez Sarsfield e Athletico-PR para conquistar o tricampeonato.

2023: Matheus França

Matheus França comemora gol pelo Flamengo em jogo da Libertadores 2023

A inesperada derrota na estreia de 2023, fora de casa, contra o Aucas-EQU, começou com um golaço de Matheus França, hoje no Crystal Palace-ING. O problema é que Castillo e Ordoñez viraram para o time da casa.

Em grupo que tinha também Ñublense-ARG e Racing-ARG, o Flamengo foi até as oitavas de final, quando caiu para o Olimpia.

2024: Pedro

Pedro comemora gol do Flamengo contra o Millonarios; vitória garantiu premiação de mais de R$ 20 milhões na primeira fase

No ano passado, o responsável por iniciar a contagem do Flamengo na competição foi o atacante Pedro, único além de Bruno Henrique na lista que segue no time. O jogo foi contra o Millonarios-COL, fora, e terminou 1 a 1.

O Flamengo passou por Millonarios, Palestino-CHI e Bolívar com três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas oitavas, eliminou o time boliviano no reencontro. Nas quartas, caiu para o Peñarol.

2025: Juninho

juninho comemora gol pelo flamengo

A edição atual só teve um jogo até agora. Aos 12 do segundo tempo, Juninho marcou o gol da vitória sobre o Deportivo Táchira-VEN em seu primeiro toque na bola.

Até o fim da fase de grupos, o Flamengo ainda vai enfrentar Central Córdoba-ARG (9 de abril e 7 de maio), LDU (22 de abril e 15 de maio) e Deportivo Táchira (28 de maio).

@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo