Analista explica como Juninho Capixaba pode encaixar no Flamengo de Tite
O Flamengo prioriza a contratação de um lateral-esquerdo nesta janela de transferências para disputar posição com Ayrton Lucas. Dirigentes já escolheram os alvos e fizeram proposta para Juninho Capixaba, titular do Red Bull Bragantino e destaque do Brasileirão 2023. Com a possibilidade de negócio, o analista de desempenho Victor Nicolau, do canal Falso Nove, destacou os pontos fortes e fracos do jogador.
Victor Nicolau destrinchou o estilo de jogo de Capixaba e afirmou que o atleta pode ser o substituto ideal de Filipe Luís. Isso porque o jogador tem características parecidas com o ídolo rubro-negro e conseguiria cumprir função muito similar no time do técnico Tite. A começar pela responsabilidade do atleta na saída de bola do Bragantino, que passava muito pela capacidade dele em construir o jogo.
Leia mais: Flamengo x Nova Iguaçu: mais de 50% dos ingressos vendidos para jogo em João Pessoa
“O Capixaba é um jogador técnico, gosta que trabalhar a cadência do jogo assim como Filipe Luís. E ele tem uma aceleração para quebrar linhas adversárias. Ele prefere quebrar as linhas com aceleração e construir com passes laterais. Mas ele é capaz também de dar passes verticais…. Ele pode construir como zagueiro e como volante, algo que o Filipe Luís fez com o Tite”, disse.
Outra característica que aproxima Juninho Capixaba de Filipe é a qualidade para interceptar passes adversários. Segundo o analista, o lateral-esquerdo evoluiu muito no quesito sob o comando de Pedro Caixinha e se tornou um dos melhores do país na posição. Para um time que gosta de pressionar o adversário, a qualidade é fundamental para os defensores.
“Assim como todo o time do Caixinha, ele foi muito reinador para interceptações. Isso para o Flamengo é ouro. Um time que gosta de pressionar o adversário precisa ter jogadores com boa leitura para interceptações, e o Capixaba desenvolveu isso absurdamente. Ele é o principal jogador do campeonato na posição em interceptações, com quase 10 a cada 90 minutos. Ele é realmente muito forte nesse aspecto.”
Além disso, Capixaba também teve um dos melhores aproveitamentos em cruzamentos no último Brasileiro. O atleta tem bons números tanto nos cruzamentos pelo alto, quanto pelo chão.
“Outro aspecto positivo é que ele tem qualidade para fazer a profundidade. Muita velocidade para atacar o espaço e agressividade quando recebe a bola nesse espaço. Faz boas ultrapassagens, cruza bem para trás, ele é um dos melhores jogadores cruzando no campeonato. Aproveitamento muito superior ao do Ayrton Lucas, Filipe Luís e Viña.”
Após a análise, o analista afirmou que Capixaba pode ser o nome ideal para a lateral do Flamengo. Ele entende que, por realizar exatamente o que Tite deseja de um lateral, Juninho poderia se adaptar ao time de maneira mais rápida e fácil que Viña, outro nome na mira do clube.
Pontos fracos de Juninho Capixaba
Apesar de apontar Juninho como o nome ideal para a lateral do Flamengo, o analista também destacou o pontos negativos. Por exemplo, diferente de Filipe Luís, o jogador de 26 anos aparenta não ter confiança para fazer passes de ruptura pelo chão.
“Juninho Capixaba perde janelas de passe muitas vezes. Ele não tem tanta confiança nesse passe rasteiro. Se sente mais confortável fazendo o drible de aceleração e um passe lateral para quebrar linhas. Ele dificilmente vai fazer um passe vertical em uma referencia, um pivô ou um meia. Isso é uma coisa que o time do Flamengo gosta de fazer.”
Victor Nicolau pontuou também o altíssimo número de cartões amarelos que o atleta recebeu no Brasileirão: 12 em 26 jogos. É importante destacar que o Red Bull Bragantino era um time que sofria muitos contra-ataques, o que obriga os defensores a fazerem faltas. Contudo, Juninho recebeu muito cartões também por chegar atrasado em lances e cometer entradas duras.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.