Juan relata como foi ser treinado pelo técnico da Espanha na Copa do Mundo

05/12/2022, 17:04
Juan zagueiro do Flamengo; jogador foi treinado por Luis Henrique, técnico da Espanha na Copa do Mundo

O ex-zagueiro Juan, que hoje atua como gerente técnico do Flamengo, contou a experiência de ser treinado por Luis Henrique, treinador da Espanha na Copa do Mundo do Catar. O técnico comandou Juan quando teve passagem pela Roma, da Itália, em 2011.

Se hoje treina a seleção da Espanha em uma Copa do Mundo, na época Luis Henrique era considerado uma aposta. A oportunidade de comandar a Roma foi a primeira em um time de campeonato de elite europeu.

Leia mais: Agente de Vítor Pereira abisma rádio ao explicar ‘sim’ ao Flamengo

“O estilo de jogo dele evoluiu, mas já era baseado no estilo espanhol de muita posse de bola. Era um pouco ao contrário do que o futebol italiano jogava na época. A gente conseguiu jogar um futebol para frente e com domínio nos jogos em casa”, disse o ídolo do Flamengo.

Além disso, Juan contou como eram os treinamentos que Luis Henrique aplicava no time italiano. Segundo o ex-atleta, os treinamento eram muito intensos e focados principalmente em campo reduzido. Algo que carrega até hoje e é possível ver durante os jogos da Espanha na Copa.

“Ele treinava com a gente dentro do campo ‘a milhão’. Dava a vida nos treinos de campos reduzido ou no jogo de 8 contra 8. Era bem ao estilo dele!”, disse Juan.

Juan é o zagueiro com mais gols pelo Flamengo

Juan teve duas passagens pelo Flamengo, a primeira foi quando subiu aos profissionais e ficou de 1996 até 2002. Nesses primeiros anos, Juan marcou 29 gols com a camisa do Mengão e conquistou cinco títulos.

Em seguida, foi para Europa e passou por Alemanha e Itália além de longa passagem pela Seleção Brasileira. Em 2012 retornou ao Brasil, mas para jogar no Internacional. A volta para o Flamengo aconteceu em 2016.

Em seu retorno ao Fla, Juan disputou 86 partidas, marcou três gols e se tornou o zagueiro que mais marcou gols com a camisa Rubro-Negra ao totalizar 32. O gol do recorde aconteceu na vitória pela da Sul-Americana de 2017, contra o Júnior Barranquilla.

No total, Juan conquistou oito taças com o Flamengo. São elas: Copa dos Campeões Mundiais (1997), Copa Mercosul (1999), Copa dos Campeões (2001), Campeonato Carioca (2000, 2001, 2017 e 2019) e Campeonato Brasileiro (2019).


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.