José Boto revela ligação de madrugada após Bap vencer eleição do Flamengo

10/12/2024, 11:49
Atualizado: 10/12/2024
José Boto é favorito para ser diretor técnico do Flamengo

O português José Boto deve ser anunciado como o novo diretor técnico do Flamengo após Luiz Eduardo Baptista ser eleito o novo presidente do clube, nesta segunda-feira (9). Bap encaminhou acordo para o dirigente comandar o departamento de futebol do Rubro-Negro. Atualmente no NK Osijek, da Croácia, o profissional revelou que recebeu uma ligação pouco depois do pleito, na madrugada desta terça (10), mas despistou sobre um acerto com o Fla. 

"Um homem me ligou por volta das quatro horas da manhã, quando eu estava dormindo. Provavelmente o motivo dessa ligação é o resultado da eleição para presidente do Flamengo, mas no momento não posso dizer mais nada porque não falei com ele", disse o diretor esportivo em entrevista ao 'Glas Slavonije'.

Filipe Luís, estádio, agradecimentos e Gabigol: veja primeiras falas de Bap como presidente do Flamengo

De acordo com a imprensa croata, José Boto ainda não fez qualquer sinalização para a diretoria do NK Osijek que pretende deixar o clube para acertar com o Flamengo. O contrato do português vai até 2026. Mas o jornal reconhece que o negócio para rescisão de contrato deve começar após a confirmação de Bap como vencedor da eleição. 

O novo mandatário rubro-negro também foi questionado sobre o acerto com o diretor esportivo português e, ainda sem confirmar o nome, afirmou que fará o anúncio em breve. Já sobre Filipe Luís, Bap indicou a permanência ao dizer que o treinador "tem contrato com o Flamengo".

A carreira de José Boto

José Boto foi treinador durante a década de 90, mas foi como dirigente que encontrou seu destaque no futebol. Ele começou como membro de departamentos de scouts, se tornou diretor esportivo e agora é o favorito para assumir o comando da pasta no Flamengo como parte do projeto de Bap para profissionalizar o clube.  

Boto assumiu a chefia do scout do Benfica em 2010 e ocupou a função até 2018. Foi durante esse período que ajudou o clube português a se tornar referência de sucesso na compra de venda de jogadores. O dirigente fez parte das contratações de Oblak, Ederson, Matic, Witsel, Lindelof e mais. A equipe foi cinco vezes campeã nacional nesse período.

Ele rumou para ser o diretor de scouting do Shakhtar Donetsk em 2018 e fez parte de bicampeonato ucraniano. Foi então que assumiu o Paok, da Grécia, para o primeiro trabalho como diretor esportivo e foi novamente campeão nacional. Em janeiro deste ano, assumiu o projeto do Osijek de tentar disputar com os maiores times da Croácia.   


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.