José Boto revela ligação de madrugada após Bap vencer eleição do Flamengo

O português José Boto deve ser anunciado como o novo diretor técnico do Flamengo após Luiz Eduardo Baptista ser eleito o novo presidente do clube, nesta segunda-feira (9). Bap encaminhou acordo para o dirigente comandar o departamento de futebol do Rubro-Negro. Atualmente no NK Osijek, da Croácia, o profissional revelou que recebeu uma ligação pouco depois do pleito, na madrugada desta terça (10), mas despistou sobre um acerto com o Fla.
"Um homem me ligou por volta das quatro horas da manhã, quando eu estava dormindo. Provavelmente o motivo dessa ligação é o resultado da eleição para presidente do Flamengo, mas no momento não posso dizer mais nada porque não falei com ele", disse o diretor esportivo em entrevista ao 'Glas Slavonije'.
De acordo com a imprensa croata, José Boto ainda não fez qualquer sinalização para a diretoria do NK Osijek que pretende deixar o clube para acertar com o Flamengo. O contrato do português vai até 2026. Mas o jornal reconhece que o negócio para rescisão de contrato deve começar após a confirmação de Bap como vencedor da eleição.
O novo mandatário rubro-negro também foi questionado sobre o acerto com o diretor esportivo português e, ainda sem confirmar o nome, afirmou que fará o anúncio em breve. Já sobre Filipe Luís, Bap indicou a permanência ao dizer que o treinador "tem contrato com o Flamengo".
A carreira de José Boto
José Boto foi treinador durante a década de 90, mas foi como dirigente que encontrou seu destaque no futebol. Ele começou como membro de departamentos de scouts, se tornou diretor esportivo e agora é o favorito para assumir o comando da pasta no Flamengo como parte do projeto de Bap para profissionalizar o clube.
Boto assumiu a chefia do scout do Benfica em 2010 e ocupou a função até 2018. Foi durante esse período que ajudou o clube português a se tornar referência de sucesso na compra de venda de jogadores. O dirigente fez parte das contratações de Oblak, Ederson, Matic, Witsel, Lindelof e mais. A equipe foi cinco vezes campeã nacional nesse período.
Ele rumou para ser o diretor de scouting do Shakhtar Donetsk em 2018 e fez parte de bicampeonato ucraniano. Foi então que assumiu o Paok, da Grécia, para o primeiro trabalho como diretor esportivo e foi novamente campeão nacional. Em janeiro deste ano, assumiu o projeto do Osijek de tentar disputar com os maiores times da Croácia.