José Boto comenta polêmica do gramado sintético: "Não é a mesma coisa"

Atualizado: 19/02/2025, 11:28
José Boto durante coletiva no Flamengo

O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à ESPN e falou sobre a grande polêmica do dia: a união de jogadores contra o gramado sintético. O dirigente também analisou o Campeonato Brasileiro e comparou o produto à Premier League.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"É um espetáculo bonito. É um espetáculo que eu acho que era vendável para a Europa. Precisavam de melhorar algumas coisas, como a qualidade dos gramados, porque para quem está a ver na televisão não é agradável ver um jogo com o gramado todo esburacado ou com um campo sintético. Não é a mesma coisa. E isso afeta o espetáculo televisivo. Mas as condições que a Série A tem, ao nível dos jogadores, da torcida e da competitividade, não ficam nada a dever à Premier League", disse Boto.

Boto faz Marcão entender que melhor pro filho é seguir no Flamengo

Boto revelou que o Brasileirão é bastante consumido em Portugal, influenciado pela presença de vários treinadores portugueses.

"Seria um produto bem interessante, de certeza, para os europeus comprarem e verem. Em Portugal nós já compramos muito, já o consumimos muito, muito por culpa dos treinadores portugueses. Mas é comum muita gente estar acordada à meia-noite em Portugal para ver um Palmeiras-Flamengo ou um jogo destes, porque é realmente um espetáculo interessante. Melhorar a qualidade dos gramados acho que fazia todo o sentido. E agora, com estes jogadores que vêm, jogadores com um nome muito grande na Europa, acho que é uma altura boa para se vender o espetáculo para a Europa", completou.

Flamengo não tem bom aproveitamento em jogos no gramado sintético

O MundoBola Flamengo aproveitou a ocasião para analisar o desempenho do Mais Querido em estádios com gramado sintético. Na primeira divisão do Brasileirão, o Allianz Parque, do Palmeiras, o Engenhão, administrado pelo Botafogo e a Arena MRV, do Atlético-MG, utilizam esse tipo de superfície nos jogos. O alviverde adotou o sintético em 2020, enquanto o time carioca passou a utilizá-lo na temporada de 2023. Já a equipe mineira estreia nesta temporada.

Nos últimos cinco anos, o Flamengo teve um aproveitamento de 41% nesses gramados. Em oito partidas, conquistou duas vitórias, sofreu duas derrotas e empatou quatro vezes, marcando nove gols e sofrendo 10.

  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2020
  • Palmeiras 1x3 Flamengo - Brasileirão 2021
  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2022
  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2023
  • Botafogo 1x2 Flamengo - Brasileirão 2023
  • Palmeiras 0x0 Flamengo - Brasileirão 2024
  • Botafogo 4x1 Flamengo - Brasileirão 2024
  • Palmeiras 1x0 Flamengo - Copa do Brasil 2024


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.