José Boto comenta polêmica do gramado sintético: "Não é a mesma coisa"

18/02/2025, 20:49
Atualizado: 19/02/2025
José Boto durante coletiva no Flamengo

O diretor técnico do Flamengo, José Boto, concedeu entrevista à ESPN e falou sobre a grande polêmica do dia: a união de jogadores contra o gramado sintético. O dirigente também analisou o Campeonato Brasileiro e comparou o produto à Premier League.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"É um espetáculo bonito. É um espetáculo que eu acho que era vendável para a Europa. Precisavam de melhorar algumas coisas, como a qualidade dos gramados, porque para quem está a ver na televisão não é agradável ver um jogo com o gramado todo esburacado ou com um campo sintético. Não é a mesma coisa. E isso afeta o espetáculo televisivo. Mas as condições que a Série A tem, ao nível dos jogadores, da torcida e da competitividade, não ficam nada a dever à Premier League", disse Boto.

Boto faz Marcão entender que melhor pro filho é seguir no Flamengo

Boto revelou que o Brasileirão é bastante consumido em Portugal, influenciado pela presença de vários treinadores portugueses.

"Seria um produto bem interessante, de certeza, para os europeus comprarem e verem. Em Portugal nós já compramos muito, já o consumimos muito, muito por culpa dos treinadores portugueses. Mas é comum muita gente estar acordada à meia-noite em Portugal para ver um Palmeiras-Flamengo ou um jogo destes, porque é realmente um espetáculo interessante. Melhorar a qualidade dos gramados acho que fazia todo o sentido. E agora, com estes jogadores que vêm, jogadores com um nome muito grande na Europa, acho que é uma altura boa para se vender o espetáculo para a Europa", completou.

Flamengo não tem bom aproveitamento em jogos no gramado sintético

O MundoBola Flamengo aproveitou a ocasião para analisar o desempenho do Mais Querido em estádios com gramado sintético. Na primeira divisão do Brasileirão, o Allianz Parque, do Palmeiras, o Engenhão, administrado pelo Botafogo e a Arena MRV, do Atlético-MG, utilizam esse tipo de superfície nos jogos. O alviverde adotou o sintético em 2020, enquanto o time carioca passou a utilizá-lo na temporada de 2023. Já a equipe mineira estreia nesta temporada.

Nos últimos cinco anos, o Flamengo teve um aproveitamento de 41% nesses gramados. Em oito partidas, conquistou duas vitórias, sofreu duas derrotas e empatou quatro vezes, marcando nove gols e sofrendo 10.

  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2020
  • Palmeiras 1x3 Flamengo - Brasileirão 2021
  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2022
  • Palmeiras 1x1 Flamengo - Brasileirão 2023
  • Botafogo 1x2 Flamengo - Brasileirão 2023
  • Palmeiras 0x0 Flamengo - Brasileirão 2024
  • Botafogo 4x1 Flamengo - Brasileirão 2024
  • Palmeiras 1x0 Flamengo - Copa do Brasil 2024