Jornalistas projetam sucesso de Viña no Flamengo

Matías Viña foi anunciado como reforço do Flamengo nesta quinta-feira (25) e já iniciou treinamentos nos Estados Unidos. A contratação do lateral-esquerdo uruguaio animou os torcedores rubro-negros e ganhou destaque na imprensa. Em debate no programa “ESPN FC”, os jornalistas Gian Oddi e Osvaldo Pascoal rasgaram elogios ao atleta e projetaram como ele vai se encaixar no time de Tite.
Gian Oddi entende que o estilo de jogo de Viña é o ideal para o time do Flamengo. Isso porque ele é um lateral que se destaca na fase defensiva e gosta de atuar por dentro para organizar o jogo, sem chegar à linha de fundo constantemente. Assim, o encaixa com Everton Cebolinha, titular absoluto na equipe do técnico Tite, tende a ser melhor do que com Ayrton Lucas.
➕: Escalação do Flamengo: De La Cruz deve ser titular contra o Orlando City
“Eu não acho que o Viña chega o ‘rei’ do apoio, que chega ao fundo com a melhor qualidade do mundo. Mas o Flamengo absolutamente não precisa (dessas características), porque pode ser até um problema. Lembro que se discutia muito se Cebolinha e Ayrton Lucas iam ocupar o mesmo espaço. Um lateral muito agudo talvez não encaixe no Flamengo”, iniciou o jornalista, antes de completar:
“O Viña é um cara correto, muito regular e pode ser exatamente aquilo que o Flamengo precisa. O Flamengo não precisa de um cara que vai resolver os jogos na lateral esquerda, e sim um lateral-esquerdo seguro. O time necessita de um lateral que cumpra aquilo que seu treinador, que é muito bom taticamente, vai determinar. E acho que a contratação do Viña foi ótima nesse sentido”, finalizou.
Osvaldo Pascoal reforçou a opinião e classificou a contratação como “espetacular”. Apesar de Viña ser um lateral defensivo, que atua também de zagueiro, o jornalista destaca que ele pode ser importante também na fase ofensiva em função de sua movimentação.
“Ele (Viña) está se recuperando de uma lesão, mas não foi uma lesão grande. O Viña vai entrar para o Flamengo o lateral que sobe com consistência. Não é o ‘lateral submarino’, que vai ao fundo toda hora. (…) Se pegar os gols do Viña e os passes que gera no ataque, ele está sempre do bico da grande área para a meia-lua. Ali ele trabalha na organização e é muito bom nisso, finaliza se tiver espaço bater e fez gols de cabeça no Palmeiras também. É espetacular essa contratação.”
Gian Oddi acredita em rápida adaptação de Viña
Oddi também afirmou que Viña deve ser adaptar rapidamente, o que acredita ter sido um dos problemas do lateral na Europa. Além dos companheiros de seleção e outros estrangeiros do elenco, o atleta já fez sucesso no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras e está acostumado com o futebol nacional.
“Ele tem vários facilitadores em sua chegada ao Flamengo. Caras que falam a mesma língua, que ele conhece e inclusive companheiros de seleção. Mas ele também conhece todo o contexto, o ambiente, o campeonato. Acredito que é importante para caras com esse perfil mais acanhado, como é o caso do Viña.”