Jornalista opina sobre decisões de Paulo Sousa: “Repensar o que está fazendo”

01/04/2022, 12:01
paulo sousa flamengo

A derrota para o Fluminense da última quarta-feira (30) deixou preocupações na Nação rubro-negra. Não só para o resultado a ser revertido no segundo jogo, mas principalmente pelo desempenho apático do time. Por isso, o técnico Paulo Sousa vem recebendo diversas críticas pela falta de qualidade no jogo do Flamengo.

Leia mais: Santos no Rio: Flamengo e Athletico chegam a acordo pelo goleiro

O jornalista Mauro Cezar falou sobre o desempenho do time, na rádio Jovem Pan. Para o profissional, ainda não é tempo do futebol estar muito avançado, mas precisava apresentar um “um nível mínimo de organização e competitividade”. Além disso, Mauro destacou a fragilidade defensiva do Flamengo e a dificuldade de criação.

“Paulo Sousa já teve um tempo razoável. Não para botar o time no ponto ideal, mas para colocar o time em um nível mínimo de organização e competitividade. Coisa que não vimos, a competitividade não houve. Flamengo não jogou bem, demostrou desorganização, não teve boa saída de bola, uma boa criação. Também não foi seguro na defesa, coisa que vinha sendo, tomou logo dois gols de um time que pouco atacou”, analisou Mauro Cezar.

O estilo de jogo de Mauro Cezar

Desde chegou ao Flamengo, Paulo Sousa não escondeu o apreço pelo estilo de jogo mais posicional, inclusive já na apresentação oficial. Além disso, o português tenta implementar no Rubro-Negro um esquema tático bem diferente do que esse elenco está habituado a jogar. No caso, trata-se do 3-4-2-1 com algumas variações, algo bem semelhante do que o campeão do mundo Chelsea utiliza com Thomas Tuchel.

Leia mais: Ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello confirma os “protegidos” do Flamengo

No entanto, essas mudanças parecem não dar liga com o elenco rubro-negro. Mauro Cezar avalia que os jogadores não estão conseguindo assimilar esse estilo de jogo. Por isso, Paulo Sousa precisa reavaliar algumas ideias e convicções, segundo o jornalista.

“Paulo Sousa tem que repensar o que está fazendo. Se esse estilo de jogo não está dando certo, na emergência para sábado, talvez ele tenha que mudar. Abrir mão de algumas ideias e convicções e tentar uma saída emergencial que pode apontar em um caminho mais adequado. Quando um técnico tenta botar um sistema de jogo e depois percebe que o elenco não vai assimilar exatamente o que ele pretende, ele tem que ter capacidade de repensar o plano de jogo e o adequar de uma outra forma”, comentou o jornalista.

Poucos dias para a maratona

Há cinco dias da estreia da Libertadores e cerca de uma semana para o Brasileiro, Paulo Sousa sofre com a forte pressão rubro-negra. Mauro pontuou a proximidade dessa sequência importante. Além disso, ele ressaltou que o título contra o Fluminense até pode vir. Mas, mesmo assim, o jornalista pensa que o português precisar repensar algumas ideias.

“Este me parece o momento. Está chegando a Libertadores, já tem jogo na terça e já está chegando o Campeonato Brasileiro, que também tem jogo na próxima semana. A situação não é muito simples não, agora é a vera, independente da final do Carioca, pode ganhar até de 4 a 0. Mesmo se ganhar o título, o Flamengo tem que repensar isso”, completou.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro