Jornalista escancara bairrismo ao comentar vexames de Flamengo e Palmeiras

03/04/2023, 12:10
Breiller Pires tem demonstrado bairrismo ao comentar vexames de Flamengo e Palmeiras

Nesse final de semana, Flamengo e Palmeiras viveram momentos bem distintos em suas decisões estaduais, já que o Rubro-Negro venceu seu clássico contra o Fluminense, enquanto o alviverde perdeu para o Água Santa. Contudo, um comentário do jornalista Breiller Pires, da ESPN, repercutiu bastante entre os torcedores e escancarou bairrismo da sua parte.

Após a derrota do Palmeiras para o Água Santa, em uma situação envolvendo times com distâncias abissais tanto de elenco, quanto financeiras, Breiller resolveu amenizar o revés e engrandeceu o Netuno.

Leia também: Fla tem receita de R$ 1,1 bi e abre um ‘Santos’ de vantagem sobre Palmeiras

“Hoje, para mim, perder uma final para o Água Santa não é vergonha, pelo que o Água Santa apresentou no campeonato (…) Nesse contexto, em uma final de campeonato, com um adversário que tem do outro lado um técnico competente como o (Thiago) Carpini, que conhece muito bem essa realidade do Paulistão e por mais que seja um abismo de diferença do orçamento, pelo que a equipe apresentou… É claro que é uma equipe jovem, no cenário nacional nem se fala, começou na várzea, mas vejo que pelo trabalho que o Água Santa fez, a gente precisa reconhecer que ali há algo que dificultou muito a vida do Palmeiras hoje”, ponderou Breiller Pires.

Esse comentário, contudo, não seria de todo absurdo se não demonstrasse uma clara incoerência por parte do jornalista. Isso porque, em diferentes momentos envolvendo o Flamengo, especialmente, seu parâmetro foi diferente do utilizado na derrota do Palmeiras.

Breiller costuma ser duro em graves derrotas do Flamengo

Em algumas participações nos mais diversos programas da emissora, Breiller já deu mostras de que não vai muito com a cara do Flamengo. Somente em 2023, ele apostou suas fichas contra o Rubro-Negro no duelo diante do Al-Hilal, pelo Mundial de Clubes, indo de encontro à maioria dos comentaristas esportivos do país. Na ocasião, inclusive, ele acertou sua avaliação.

Após aquela derrota, no entanto, ele expôs que o Flamengo precisava de maior humildade para entender que não se vence jogos na hora que quer. Além disso, fez questão de salientar a diferença de investimentos entre os clubes, excluindo o lado de engrandecer o trabalho do adversário, como fez com o Água Santa.

Ele também repetiu esse discurso na derrota do Flamengo para o Independiente del Valle, que custou a Recopa Sul-Americana. Na ocasião, também atacou as diferenças de orçamentos e investimentos para considerar a perda do título como um vexame.

As polêmicas envolvendo o Flamengo não param por aí. Mais recentemente, quando queda do Internacional no Campeonato Gaúcho gerou um quebra pau e um homem entrou em campo com a filha no colo para agredir um atleta, Breiller voltou a causa polêmica entre os rubro-negros.

Em um tweet reclamando da falta de responsabilização que há nas diversas esferas do país, ele começa afirmando que “já mataram 10 crianças em um CT”, em alusão à tragédia no Ninho do Urubu. Apesar da negligência dos diretores do clube e diversas falhas de responsabilidade do Flamengo, sua fala dá a entender que foi algo premeditado. O tweet recebeu uma chuva de críticas.

O que disse o jornalista sobre vitória do Flamengo sobre o Fluminense

Nem só de ataques absurdos vive Breiller Pires. Após o Flamengo vencer o Fluminense no jogo de ida da final do Campeonato Carioca, ele participou do tradicional “Linha de Passe”. Em seu comentário sobre a partida ele ressaltou as escolhas de Vitor Pereira. Além disso, afirmou que o português tratou o clássico de maneira melhor do que Fernando Diniz.

Vale lembrar que, no encontro anterior entre as duas equipes, que teve o tricolor como vitorioso, Breiller detonou o Rubro-Negro e acusou de uma “freguesia humilhante” contra os rivais. Mais uma vez, foi na linha da diferença dos investimentos para sustentar sua opinião.

“Há muito investimento. Você tem um rival local que tem sim uma rivalidade histórica, como é o caso do Fluminense. Mas não consegue competir em pé de igualdade. É claro que o Flamengo, em níveis internacional ou ainda nacionais, tem tido mais conquistas, mas isso é até uma obrigação pelo investimento que tem”, afirmou na época.

Porém, para não ficar se demonstrar seu lado anti-Flamengo no pós-Fla x Flu do último sábado (1º), Breiller atacou a arbitragem do encontro. O comentarista endossou as críticas dos tricolores, afirmando que Léo Pereira deveria ter sido expulso. Os colegas de bancada foram unânimes em não ver erro do árbitro.

Por fim, vendo que fora vencido na polêmica do lance envolvendo o zagueiro, atacou uma não expulsão de Thiago Maia. Segundo ele, o volante do Flamengo se excedeu em várias chegadas, mesmo após já ter recebido um cartão amarelo. Vale lembrar que o camisa 8 saiu de campo com apenas uma falta cometida.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...