Jornalista atualiza situação entre Leonardo Jardim e Flamengo

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
flamengo leonardo jardim

Nome de Jardim voltou a ser especulado no Flamengo

Mundo Bola Informação | Yago Martins – Sempre na reta final das temporadas, as especulações no mundo do futebol começam a ser repercutidas na imprensa em geral. E na tarde da última quarta-feira, 17, o jornal francês L’Equipe, noticiou que o técnico português Leonardo Jardim, que está na mira do Atlético-MG, priorizaria o Flamengo em uma possível ida para o futebol brasileiro.

No entanto, de acordo com o jornalista Mauro Cézar Pereira, não existe negociações entre o Mais Querido e o treinador.

Leonardo Jardim não quis papo quando o Flamengo foi à Europa buscar treinador em 2020. Mas ele não encontrou as oportunidades esperadas no futebol europeu. Agora são enviados sinais cavando espaço para o português por aqui. No momento não há nada entre ele e o clube rubro-negro”, escreveu Mauro em sua conta no Twitter.

Leia também: Everton Ribeiro disputa com Benítez prêmio de gol do ano; clique e vote

Conheça Leonardo Jardim

Filho de emigrantes portugueses, Jardim nasceu na Venezuela. Em 2001, aos 27 anos, iniciou a sua carreira profissional como treinador na Associação Desportiva da Camacha, cargo que exerceu durante cinco temporadas. Após seu primeiro trabalho, foi convidado para treinar o Desportivo de Chaves, em meados de 2007. No entanto, foi em 2009 que começou a ter seu trabalho notado, ao assumir o Beira Mar e subir para a primeira divisão do Campeonato Português.

A partir de 2011, só esteve a frente de equipes grandes como Braga, Olympiacos, Sporting e Monaco. Após deixar o clube francês em dezembro do ano passado, Jardim segue livre no mercado.

Títulos conquistados

Taça da Madeira: 2003–04; Campeonato Português – 2ª Divisão: 2009–10; Campeonato Grego: 2012–13; Copa da Grécia: 2012–13 e Ligue 1 (Campeonato Francês): 2016–17.

Prêmios individuais

Melhor treinador da Ligue 1 (Campeonato Francês): 2016–17; Treinador português do ano da FPF: 2017.

Estilo de jogo

Jardim se notabilizou por ter revelado Mbappé, quando treinava o Mônaco. O técnico dirigiu o time francês de 2014/15 até o fim de 2019, tendo 270 partidas e 139 vitórias. Na temporada 2016/17, levou o clube até a semifinal da Uefa Champions League, onde foi eliminado pela Juventus.

O Mônaco de Jardim tinha alta capacidade de alternar ritmos. O português contava em seu elenco com jogadores verticais e de muita força física, que tendiam sempre a colocar mais velocidade em suas ações. Conseguiram, por vezes, propor bem o jogo, situação normal dentro do Campeonato Francês, mas dificilmente fugiam das características de seus principais jogadores.

No estilo do Flamengo de Jorge Jesus, a equipe de Leonardo sem a presença da bola, alternava com facilidade sua marcação em bloco alto, médio ou baixo, que nada mais é que avançar, pressionar em uma zona intermediária ou marcar perto de sua área. E tudo isso, definitivamente, força o erro de seus adversários.

Quando perdia a posse, o Monaco reagia rápido. Em um primeiro momento, sempre fazia o “perde e pressiona”, mas, ao perceber que a bola tinha saído da zona de pressão, rapidamente os jogadores se colocavam atrás da linha da bola, sustentando suas linhas. Uma transição defensiva muito bem feita e coordenada. O sistema mais utilizado pela equipe era o 4-4-2, formação comum no Flamengo de JJ.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.