Jornalista aponta retorno de Paquetá ao Flamengo menos impactante que Pato no Corinthians

A contratação de Lucas Paquetá pelo Flamengo é tratada quase unanimemente como o maior movimento do futebol brasileiro nos últimos anos. No entanto, para o jornalista Bruno Andrade, da "ESPN", o retorno do Garoto do Ninho fica atrás da ida de Alexandre Pato para o Corinthians, em 2013.
➕Michael encaminha saída do Flamengo, acerta com Al Ula e viaja à Arábia Saudita
Durante participação na programação da emissora, o comentarista afirmou que a chegada do atacante ao Parque São Jorge, na época vindo do Milan, causou mais barulho do que a repatriação de um titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, pelo Rubro-Negro.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
'Pato estava em queda, mas...'
Bruno Andrade justificou sua visão baseando-se no status que Alexandre Pato, para ele, ostentava na Europa (muito mais pelo o que poderia sido do que realmente era), e nos valores envolvidos na época (cerca de R$ 40 milhões em 2013, valor recorde naquele momento).
"Eu ainda acho Alexandre Pato no Corinthians uma contratação mais impactante do que Lucas Paquetá no Flamengo, com todo respeito. O Pato não funcionou depois, estou falando do momento da contratação, o que aconteceu depois é outra história", iniciou o jornalista.
"Em 2013, o Corinthians tirou o Alexandre Pato do Milan. É verdade que o Pato estava em queda, mas era um dos principais jogadores do Milan, do futebol italiano, do futebol internacional. O Corinthians, na época, pagou 15 milhões de euros. Eram outros tempos, outros valores, mas o Pato tinha 23 anos e era um dos principais jogadores brasileiros daquele momento", completou.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Momentos opostos entre Paquetá e Pato na carreira
Embora Pato tivesse apenas 23 anos quando chegou ao Corinthians, ele já vivia uma fase modesta e de declínio físico no Milan, atormentado por uma sequência interminável de lesões musculares que minaram seu espaço na Europa.
Naquela temporada, pelo clube italiano, o atacante tinha apenas sete jogos disputados e dois gols marcados, sendo contratado pelo clube paulista já na metade da temporada europeia. Além disso, Pato encerrou a carreira sem nunca ter disputado uma Copa do Mundo.
Já Lucas Paquetá chega ao Flamengo em 2026 com um status esportivo superior. Aos 28 anos, o meia desembarca no Rio de Janeiro como titular absoluto da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, em 2022, sendo o principal jogador do West Ham, clube relevante na Premier League, e tendo sido alvo de uma oferta de 90 milhões de euros do Manchester City.
Além disso, Paquetá sempre foi privilegiado fisicamente, sem histórico de lesões crônicas, e é visto como o potencial craque do futebol brasileiro para os próximos anos, além de nome provável para representar o Brasil na Copa deste ano.
Enquanto a contratação de Pato foi uma aposta de recuperação de um talento físico frágil, a de Paquetá é vista pelo mercado e público consumidor, como a aquisição de uma realidade de nível mundial.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











