Jornal espanhol coloca Arrascaeta como possível substituto de Messi

31/08/2020, 18:00

Giorgian De Arrascaeta é um dos dez nomes escolhidos pelo jornal espanhol Marca para substituir o argentino Lionel Messi

A terra natal de Domènec Torrent está no centro das atenções do mundo do futebol por conta da iminente saída de Lionel Messi. Segundo a imprensa local, o argentino já teria comunicado sua vontade de deixar o Barcelona, único clube de sua carreira. Neste domingo, o jornal Marca fez uma lista com dez nomes de jogadores que poderiam substituir à altura o craque. E um dos nomes, certamente surpreendente, é o de Giorgina Arrascaeta.

A escolha do uruguaio teve base em análises dos seus números e das características técnicas, que se encaixariam na filosofia do clube. Usando uma ferramenta de scouting, foram coletados os dados de times das maiores ligas nacionais do mundo. Segundo a publicação, os “substitutos” de Messi foram escolhidos de acordo com o que apresentam em seus clubes e com as semelhança de movimentação.

Veja também: Há 41 anos, após bater o Barcelona, Fla vencia Ramón de Carranza contra húngaros

Buscando um possível substituto mais jovem, limitaram a idade entre 18 e 30 anos, e analisaram números como porcentagens de passe certo, sucessos de passes laterais, pênaltis e faltas convertidas, dribles certos, chutes à gol, precisão nos passes verticais no último terço do campo e passes inteligentes. Também foi utilizado as ações de ataque que resultaram em gol, toques na área, gols, assistências e duelos ofensivos vencidos.

Marca pergunta e responde com lista com Arrascaeta. Reprodução / Marca


Sabendo que Messi é um jogador versátil e que se movimenta por quase todos os espaços do campo do meio para frente, os analistas escolheram atacantes, pontas e meias. Arrascaeta tem 26 anos e contrato com o Mengão até 2023. Chegou a ser a maior contratação da história do clube em 2019, quando foi comprado junto ao Cruzeiro por aproximadamente R$ 63,7 milhões.

O “novo Messi” voltou a ser usado no time titular pelo técnico Domènec Torrent contra o Santos, na importante vitória fora de casa, partida válida pela sexta rodada do Brasileirão. Reserva contra o Botafogo, o meia causou desconforto ao usar o Twitter para indicar informar que estava bem fisicamente, e transparecendo certo incômodo com a decisão do catalão. Neymar, Mahrez, Dybala, Pizzi, Berghuls, Gnabry, Bruno Fernandes, Sancho e Timo Werner são os nomes da lista.

*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Alexandre Vidal / Flamengo