Jorge Sampaoli: principais títulos e prêmios individuais

15/04/2023, 17:57
Sampaoli

O técnico Jorge Sampaoli é o novo comandante do Flamengo. Após a novela sem sucesso com Jorge Jesus, a diretoria rubro-negra escolheu o treinador argentino para ficar a frente do Mais Querido. No vínculo assinado, Sampaoli tem compromisso com o Flamengo até dezembro de 2024.

Aos 63 anos, Jorge Sampaoli é um experiente treinador da Argentina. Em sua carreira, passagens pelas principais ligas da América do Sul e da Europa são destaques, além de ter disputado duas Copas do Mundo. Sendo assim, confira a prateleira dos principais títulos que Sampaoli conquistou em quase 30 anos como técnico.

Leia mais: Conheça a comissão técnica de Jorge Sampaoli

Copa Sul-Americana (2011)

No comando da Universidad de Chile, Sampaoli conquistou a Sul-Americana de 2011. A campanha até a final foi de invencibilidade: 10 jogos, oito vitórias e dois empates. Na grande decisão, contra a LDU, o time de Sampaoli venceu os dois confrontos, sendo o jogo de ida por 1 a 0, e a volta por 3 a 0.

Durante a trajetória na Sul-Americana, a Universidad de Chile encontrou com o Flamengo, nas oitavas de final. No primeiro encontro, o time chileno aplicou uma goleada por 4 a 0, e na volta, fez apenas um gol para confirmar a classificação.

Liga chilena – Apertura e Clausura (2011)

No mesmo ano, Sampaoli levantou mais um troféu com a Universidad. Dessa vez, os torneios de Apertura e Clausura do Campeonato Chileno de 2011 entraram na lista de troféus do clube.

Os torneios recebem esse nome para dividir o início e o final da temporada, semelhante com o primeiro e o segundo turno do Brasileirão. A principal diferença é que, no Campeonato Brasileiro, o primeiro colocado do primeiro turno não recebe o título.

Sendo assim, Sampaoli venceu os títulos de Apertura e Clausura em 2011. Os três troféus conquistados pelo técnico foi um feito surpreendente, e o ano de 2011 é considerado a melhor temporada da história da Universidad de Chile.

Liga chilena – Apertura (2012)

Em 2012, Sampaoli seguiu fazendo história com a Universidad de Chile. Além de vencer a Apertura, o clube chileno chegou na semifinal da Liberadores, mas foi superado pelo Boca Juniors.

Dessa forma, com o trabalho incontestável na Universidad, Sampaoli foi escolhido para comandar a seleção do Chile.

Copa América (2015)

Como técnico do Chile, o treinador conquistou seu primeiro título por seleções. Na Copa América, disputada na casa dos campeões, Sampaoli teve mais uma campanha invicta. Com o Chile, o técnico venceu quatro e empatou dois jogos, sendo campeão contra a Argentina nos pênaltis.

Campeonato Mineiro (2020)

No comando do Atlético-MG, Sampaoli levantou seu último título até então. Com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, o técnico argentino conquistou o primeiro troféu em solo brasileiro.

Prêmios individuais de Jorge Sampaoli

  • Treinador do Ano (2011) – El Gráfico
  • Treinador do Ano no Chile (2011)
  • Seleção da Copa América (2015)
  • Treinador de Seleções do Ano (2015) – IFFHS
  • Treinador Sul-Americano do Ano (2015) – El País