Jorge Jesus pode ter cenário semelhante a 2019 se voltar ao Flamengo

08/05/2024, 15:01
Torcedores do Flamengo com cartaz de Jorge Jesus no Maracanã

Uma sombra com sotaque português paira sobre o Ninho do Urubu. Com o time ameaçado de eliminação na primeira fase da Libertadores, o que não acontece desde 2017, a torcida mais uma vez recorre a uma figura que suscita apenas lembranças boas. Jorge Jesus jamais deixou de povoar as mentes dos rubro-negros. E agora, ele está a cinco jogos de ficar livre no mercado. Será que dessa vez ele volta?

Tite completou 35 jogos no comando do Flamengo na derrota por 1 a 0 para o Palestino, nessa terça (7). Mesmo com pouco tempo no comando do time, o treinador gaúcho já sofre forte pressão pelo mau momento do elenco visto como o mais qualificado do continente. E tudo pode se definir no final de maio. O cronograma de coincidências é impressionante.

Nada é tão ruim que o Flamengo de Tite não possa piorar

O Flamengo decide seu futuro na Copa Libertadores em 28 de maio, quando enfrenta o Millonarios, no Maracanã. O Rubro-Negro precisa vencer as duas partidas que faltam na fase de grupos para chegar a dez pontos. Além disso, tem que torcer para que o Palestino faça apenas três pontos em dois jogos. O time chileno enfrenta o Millonarios em Bogotá e fecha sua participação contra o Bolívar, em La Paz.

Jorge Jesus tem compromisso com o Al Hilal até 30 de maio

Coincidentemente, Jorge Jesus encerra sua temporada 2023/2024 pelo Al Hilal dois dias depois do Flamengo saber se vai para o mata-mata da Libertadores. A Liga Saudita, que o time de Jesus já praticamente conquistou, encerra em 27 de maio. O último compromisso será a final da Copa do Rei (King’s Cup), contra o Al Nassr, provavelmente em 30 de maio.

Jorge Jesus ainda não decidiu se continua no Al Hilal. Como de costume, o trenador fez contrato de um ano com o time árabe. Os sauditas já manifestaram o interesse de estender o vínculo com o treinador português. Jesus está fazendo mistério, mas se decidir vir para o Flamengo, vai viver situação parecida com a de 2019.

Jorge Jesus chegaria na vespera do início da Copa América, que acontece entre 20 de junho e 14 de julho, como aconteceu no ano mágico do Flamengo. Dessa vez, porém, o Campeonato Brasileiro não vai parar, mas a Libertadores sim. Ou seja, se assumir o Rubro-Negro, Jesus terá mais de um mês para acertar o time para o mata-mata continental, uma vez que as oitavas da Libertadores acontecem apenas em 14 e 21 de agosto.


Partilha