Em um podcast da “Botafogo TV”, o dono da SAF Botafogo, John Textor, admitiu que a torcida do clube alvinegro está diminuindo e os netos e filhos de botafoguenses hoje torcem para o Flamengo.
O reconhecimento veio em um momento em que Textor falava de como as torcidas organizadas incomodam os torcedores comuns do Botafogo. Na sequência, ele disse que a “comunidade” do Botafogo é muito grande e inclui os avós e pais de torcedores do Flamengo.
➕Dirigente do Flamengo exige de Textor provas sobre corrupção na arbitragem
“Existe o clube, e existe a comunidade. E nossa comunidade é muito grande, não só diretamente a torcida. Mas sim os pais e avós de torcedores do Flamengo e do Fluminense que costumavam torcer para o Botafogo”, afirmou John Textor.
O americano deu até uma risadinha quando fez esse comentário, uma espécie de autodeboche.
Pesquisas confirmam impressão de John Textor
Os números confirmam a percepção de Textor. Uma pesquisa de 2022 mostrou que 54% dos torcedores do Flamengo têm entre 16 e 34 anos. É a segunda maior proporção de jovens na torcida, atrás apenas do Cruzeiro (60%). Já o Botafogo aparece em último lugar entre os chamados clubes grandes, com 32%.
Já a pesquisa Atlas do ano passado mostra que 27,5% dos torcedores entre 16 e 24 anos são rubro-negros, contra apenas 0,2% de torcedores do Botafogo. Na faixa de 60 a 100 anos, o Botafogo tem 3,1% da torcida, e o Flamengo, 15,1%.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...