John Textor deseja participar com o Flamengo de projeto que tira poderes da CBF, diz site

25/02/2022, 14:16
Atualizado: 01/11/2023
Textor 'chora' por arbitragem após vitória do Flamengo: 'Uma vergonha'

A rivalidade ficou em campo. O empresário John Textor, investidor do Botafogo, conversou com o presidente Rodolfo Landim, do Flamengo a criação de uma nova liga no futebol brasileiro. Segundo o jornalista, o americano deseja participar do projeto. As informações são do blog do Rodrigo Mattos, do “UOL”, nesta sexta-feira (25).

LEIA MAIS: Oposição do Vasco detona SAF do clube e diz que deveria seguir os passos do Flamengo; entenda

De acordo a reportagem, 12 clubes grandes das Séries A e B se reuniram para retomar o projeto de Liga para o Brasileiro. A reunião ocorreu em São Paulo. Mas ao contrário de outros encontros, agora os presidentes conversaram sobre fazer concessões financeiras, o que era um entrave.

O jornalista afirma ainda que a reunião teve a presenta de dirigentes Flamengo, Vasco, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Internacional. 

Entretanto, o Botafogo alegou que não poderia participar. Mas acenou positivamente à sua entrada e john Textor conversou diretamente com Rodolfo Landim. Segundo Rodrigo, os dois mandatários trataram do assunto.

A publicação diz também que a reunião foi organizada pela Codajas Sports Kapital. A empresa tem contrato com seis times (Flamengo e os cinco paulistas) para desenvolver o projeto da Liga.

Flamengo é um dos líderes da liga que tiraria poderes da CBF

A criação de uma liga entre os clubes do futebol brasileiro pode revolucionar o esporte no Brasil. Uma das insatisfações dos dirigentes é quanto aos desmandos Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Em junho de 2021, o jornal Folha de São Paulo revelou detalhes das motivações.

De acordo com a publicação, os clubes da Série A e B do Brasil estão insatisfeitos com a exclusividade esportiva da CBF. Principalmente quanto ao calendário de competições, que tira jogadores durante convocações. O texto afirmava ainda que a inspiração dos clubes brasileiros é a Premier League. A mais rentável liga de futebol do mundo.

Entretanto, o Brasil já experimentou um projeto parecido, em 1987. A famosa Copa União, conquistada pelo Flamengo, virou imbróglio após a entrada da CBF no meio do torneio e rasgando o regulamento. À época, a entidade não tinha dinheiro para organizar a competição.

Contudo, desta vez é o inverso: a principal articulação passa pela saúde financeira dos times. A insatisfação dos clubes da Série A e B passa diretamente sobre a lucratividade da entidade. Enquanto as equipes seguem uma escalada de endividamento, a confederação lucra a cada nova temporada.


Compartilhe
Bruno Guedes
Autor
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes