Jogos quase esquecidos: Flamengo campeão da Copa dos Campeões Mundiais
O SBT criou a Copa dos Campeões Mundiais com o apoio da CBF em 1995, quando foi disputada também sua primeira edição. Entrou para o calendário do futebol brasileiro nos dois anos seguintes. O Flamengo foi campeão em 1997 ao bater o São Paulo na final por 1 a 0.
O Fla estreou na Copa dos Campeões Mundiais de 1997 com um empate contra o Santos, em Mato Grosso do Sul, no Estádio Morenão. Já em Brasília, empatou com o São Paulo (2×2) e venceu o Grêmio, pelo placar de 4×2. Assim, o Mais Querido chegou à decisão contra o São Paulo.
Leia mais: MRN explica: por que oferta do Mubadala é mau negócio pro Flamengo
A competição era um quadrangular. Afinal, àquela altura, apenas Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo eram campeões mundiais. O plano era vitaminar o torneio com clubes estrangeiros. Entretanto, a ideia não vingou e a Copa dos Campeões Mundiais, o SBT desistiu de transmitir e a Copa dos Campeões Mundiais não teve uma quarta edição.
O Flamengo devolveu na mesma moeda a final perdida para São Paulo no ano anterior. O Rubro-Negro dominou completamente os tricolores paulistanos no primeiro tempo. O gol até que demorou para sair, mas em uma bela trama pela direita entre Maurinho e Fábio Baiano, o meia Iranildo, o “Chuchu”, completou para o fundo da rede. O time em campo não contava com Romário, mas o baixinho estava presente no estádio para torcer pelos companheiros.
E o placar assim se manteve até o fim da contenda. Flamengo campeão dos campeões mundiais brasileiros de 1997! Ainda que o torneio tenha traços amistoso ou preparativo, a verdade é que a taça foi levantada com muita comemoração pelo capitão Júnior Baiano.
Ficha Técnica
Placar do partida: Flamengo 1×0 São Paulo
Data: 01/07/2023
Local: Estádio Mané Garrincha
Escalações
CRF: Júlio César; Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano, Gilberto; Jamir, Jorginho, Maurinho, Iranildo; Evandro e Lúcio Bala. Técnico: Sebastião Rocha.
SPFC: Paulo Sérgio; Cláudio, Bordon, Rogério Pinheiro, Serginho; Axel, Belletti, Luiz Carlos; Denílson, Dodô e Aristizábal (França) Técnico: Dário Pereira.