Jogo das Estrelas: técnico da Seleção Sub-20, Ramon Menezes é o 18º confirmado
No próximo dia 28, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem 17 personalidades, Junior Coimbra, CEO do evento e filho do Galinho, anunciou a décima oitava atração: Ramon Menezes.
Leia mais: Flamengo inicia venda de ingressos para jogos no Tijuca
Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Ramon Menezes e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas 2022.
História de Ramon Menezes
Ramon Menezes já iniciou sua carreira profissional com títulos e marcas importantes com a camisa do Cruzeiro, clube em que foi revelado. Neste período em Minas Gerais, conquistou: Estadual (1990), Supercopa Libertadores (91, 92) e Copa do Brasil (93).
Posteriormente, com o sucesso, o meio-campista foi para Bahia, mas não durou muito e, rapidamente, se transferiu para o rival Vitória, onde novamente deixou seu nome. Bem como, venceu o Baiano, fazendo 27 jogos e marcando 19 gols.
Sucesso no Vasco
Depois, teve uma breve passagem pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, atuando em 15 jogos, e logo foi contratado pelo Vasco, clube em que se tornou ídolo. Isso porque conquistou Brasileiro (97), Libertadores (98), Carioca (98), Torneio Rio-São Paulo (99), Taça Guanabara (98) e Taça Rio (98, 99), tudo na primeira passagem pelo clube.
Declínio
Após ser multicampeão, Ramon Menezes entra em um declínio na carreira, no qual não consegue mais desempenhar como antes e vencer campeonatos relevantes. Isso em clubes de tradição, como Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Vasco (retorno) e Athletico-PR. Até que consegue reacender o futebol no Vitória, se tornando o “Reizinho da Toca”.
Sobrevida no Vitória
Ao chegar no Vitória, em 2008, o meia volta a desempenhar um bom futebol junto com o elenco. Sendo assim, o Leão conquista o tri Baiano (08, 09, 10). Após o fim do contrato, vai para o Joinville, onde volta a vencer, após 12 anos, um título nacional: Série C do Brasileiro.
Com 40 anos de idade, Ramon se aposenta do futebol no Cabofriense, time do Rio de Janeiro. Ou seja, o atleta atuou por todos os clubes grandes do Rio, inclusive pequeno, exceto no Flamengo.
Carreira de treinador
Depois de ‘pendurar as chuteiras’, Ramon Menezes segue para o cargo de técnico de futebol. Desse modo, passa por clubes como Anápolis, Joinville, Tombense, Vasco, CRB e Vitória. Até que, em 2022, assume a Seleção Brasileira Sub-20.
No Brasil, o treinador trabalha com atletas do Flamengo, por exemplo Matheus França e Victor Hugo, que foram convocados para o Sul-Americano da categoria, que acontece em janeiro de 2023.
Por fim, por sua história no futebol carioca e nacional, Ramon estará no Jogo das Estrelas, além de ter boa relação com o Zico, dono do evento.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!