Jogo das Estrelas: Anjo Loiro da Gávea, Sávio é o 21º confirmado

23/12/2022, 15:58
Atualizado: 01/11/2023
Jogo das Estrelas: Anjo Loiro da Gávea, Sávio é o 21º confirmado

No próximo dia 28, no Maracanã, Zico organizará o Jogo das Estrelas 2022, que terá a 18ª edição da partida beneficente. Assim, após confirmarem 20 personalidades, Junior Coimbra, CEO do evento e filho do Galinho, anunciou a vigésima primeira atração: Sávio.

Leia mais: Especulado no Flamengo, Dudu renova com o Palmeiras

Nesse sentido, saiba um pouco mais da história de Sávio no Flamengo e o que fez ele estar entre os convidados de Zico para o Jogo das Estrelas 2022.

Sávio com Manto Sagrado

Aos 14 anos de idade, em 1988, Sávio iniciou na base do Flamengo, onde ficou por quatro anos. Depois, em 92, subiu para o profissional. Neste período, o jovem jogador já carregava o peso de ser chamado de ‘Novo Zico’, por conta de sua habilidade e, como Galinho, o meia tinha um físico franzino, logo recebia muitas faltas.

Em seu primeiro ano como profissional, mesmo jogando apenas três partidas, mas marcando dois gols, Sávio conquistou o Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, também poucas oportunidades. Até que chega 1994, quando chances são oferecidas e aproveitadas pelo meio-campista.

Início na Seleção Brasileira

Neste ano, o Anjo Loiro da Gávea disputou 61 jogos, com 16 gols, com o Manto Sagrado, porém sem título. Em contrapartida, na Seleção Brasileira, onde tem passagem por todas as categorias, começou a ser convocado para a principal. Bem como, só nesta temporada participou de dois amistosos: Brasil 3 x 0 Islândia e Brasil 2 x 0 Iugoslávia.

Com esta ascensão na carreira, Sávio começa em 95, ano do centenário do Flamengo, com muita moral no Clube. Até por isso, formou o ataque dos sonhos ao lado de Edmundo e Romário. No entanto, a dupla de estrelas não deu certo e apenas o Baixinho permaneceu para os próximos dois anos, junto com o ‘Novo Zico’.

Nesta temporada de 1995, o jovem meia fez seu melhor ano no Mais Querido em quesito de jogos, participando de 70 duelos, e 27 gols. Além disso, pela Seleção Brasileira, no qual manteve sua frequência de convocação, foi vice na Copa América do Uruguai.

Posteriormente, em 96, vem o ano de competições importantes e triunfos. Isso porque, pelo Rubro-Negro, venceram a tríplice coroa do estadual: Carioca, Taça Guanabara (bi) e Taça Rio. No entanto, a esperança de sucesso vinha com a Amarelinha, porém o Brasil foi bronze nas Olimpíadas de Atlanta e vice na Copa Ouro Concacaf, no qual fez dois gols na competição.

Mesmo com estas “tristezas”, Sávio permaneceu focado no Flamengo. No ano seguinte, o meia fez a melhor temporada no Mais Querido em números. Bem como, com 67 jogos e 29 gols. Com isso, foi contratado pelo Real Madrid.

Sávio no Real Madrid

Após se tornar uma das transferências mais caras da história do Flamengo e do futebol brasileiro, Sávio ao Real Madrid com moral e apenas 24 anos de idade. Dessa forma, ficou no Merengue de 1998 até 2002, conquistando assim muitos títulos relevantes.

A primeira conquista foi logo da Champions League (1997-98). Nos anos seguintes, veio Copa Intercontinental (98), Champions League (99-00, 01-02), La Liga (00-01), Supercopa da Espanha (2001) e Supercopa da UEFA (2002).

Em seu fim de ciclo no Real Madrid, Sávio chegou a participar do início dos Galácticos (2000-07). Ao todo, foram 160 jogos e 30 gols marcados. Aliás, é o terceiro brasileiro na história com mais temporadas pelo Real Madrid, atrás apenas de Roberto Carlos e Marcelo.

Sem permanecer, o Anjo Loiro da Gávea se transfere para o Zaragoza, também da Espanha. Lá, fica por três temporadas e conquista títulos importantes: Copa do Rei (2003-04) e Supercopa da Espanha (2004).

Retorno ao Flamengo

Depois desta primeira passagem na Europa, Sávio volta ao Mais Querido, em 2006, para fazer seus últimos jogos com o Manto Sagrado. O retorno durou apenas seis meses, no qual o atleta disputou apenas 10 partidas, sem nenhum gol.

Contudo, fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil. Sendo assim, foi importante para o time com seu espírito de vencedor.

De volta à Espanha

Sávio decidiu voltar ao futebol espanhol, porém, desta vez, foi bastante rápida a passagem. Em 2007, chegou ao Real Sociedad e em junho já estava no Levante, mas no início do ano seguinte já havia rescindido com o clube e acertado com a Desportiva Ferroviária, de Espirito Santo, time que em passou antes de chegar à base do Flamengo.

Apesar do amor, não durou muito também, pois em meados do mesmo ano fechou contrato com o Anorthosis, do Chipre, para disputar a Champions League.

Aposentadoria

Em 2010, acertou com o Avaí para encerrar sua carreira como jogador. Desse modo, ganhou o Catarinense e no Brasileiro fez 31 jogos e marcou quatro gols.

Atualmente, Sávio é empresário e diretor executivo. Logo, estará no Jogo das Estrelas devido ao sucesso como futebolista, tanto no Flamengo, Real Madrid, Zaragoza e na Seleção Brasileira. Além disso, há uma boa relação com o Zico, até por conta da comparação no início da carreira.


Compartilhe
Fellipe Perdigão
Autor
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!