Jogador com mais minutos do Flamengo é só 27º do Brasileirão
A discussão sobre poupar jogadores escalou após o Flamengo perder para o Bolívar na Libertadores. Parte da torcida questiona se Tite não está exagerando na estratégia e prejudicando a equipe. Assim, o Mundo Bola fez levantamento com a minutarem de todos os jogadores Série A e identificou que o atleta de linha rubro-negro que mais atuou no ano, Fabrício Bruno, é apenas o 27º entre todos os 20 elencos.
O levantamento leva em consideração apenas jogadores de linha, já que goleiros se desgastam menos e costuma ter sequência maior. Rossi, por exemplo, jogou os todos os 19 jogos do ano e tem 1.620 minutos. Além disso, é importante destacar que os minutos em campo por seleções nacionais também foram contabilizados.
➕: Zinho é firme ao defender Tite de críticas no Flamengo
Fabricio Bruno ficou em campo por 1.572 minutos em 18 partidas nesta temporada, 16 pelo Flamengo e dois amistosos pela Seleção Brasileira. Número de chama muito a atenção, já que o zagueiro não é o jogador de linha que tem mais jogos no ano e ainda assim é o único a passar da casa dos 1.500 minutos até aqui. O dado indica que os jogadores que entram com frequência estão passando por rígido controle de minutos. Luiz Araújo e Bruno Henrique, que jogaram os 19 jogos, têm 1.137′ e 926′ respectivamente.
O zagueiro rubro-negro tem quase 200 minutos a menos que o 10º jogador com mais tempo em campo neste ano, o volante Jadson, do Juventude. Minutagem que representa pouco mais de dois jogos completos. A distância se mantém próxima em relação aos outros times do Top-10 até chega a Shaylon, do Atlético-GO, único no Brasil a superar marca de 1.800 minutos.
E vale destacar também que os minutos pelo Flamengo o deixariam na 69ª posição do ranking. Ele disputou 1.395 minutos com o Manto Sagrado no ano.
O levantamento não define se Tite está correto ou errado na escala que montou para preservar os jogadores do elenco. Até porque o treinador se baseia em dados do departamento médico e garante que só tira jogadores de campo em risco de lesão, mas é curiosa a grande diferença de Fabrício Bruno para os atletas considerando que ele é o que mais atuou pelo time.
O ranking deixa claro que times com menor poder aquisitivo precisam repetir mais os jogadores para manter nível de qualidade, enquanto equipes com elencos como o do Fla pode fazer mais mudanças. O Atético-GO, por exemplo, tem primeiro, terceiro e outros dois atletas acima dos 1.600 minutos.
Por outro lado, a presença de mais um jogador de times como Palmeiras e Internacional também podem servir como contraponto. O técnico Abel Ferreira também faz mudanças em seu elenco, que é mais curto que o rubro-negro, e o time paulista tem dois jogadores acima de Fabrício.
Veja os jogadores com mais minutos no Brasil em 2024
- Shaylon (Atlético-GO) – 1.805
- Marcelo Hermes (Criciúma) – 1.797
- Luiz Fernando (Atlético-GO) – 1.780
- Wagner Leonardo (Vitória) – 1.779
- Zeca (Vitória) – 1.766
- Félix Torres (Corinthians) – 1.755
- Villasanti (Grêmio) – 1.745
- Lucas Halter (Botafogo) – 1.742
- Rodrigo (Criciúma) – 1.740
- Jadson (Juventude) – 1.737
- Matheuzinho (Vitória) – 1.702
- Guilherme Romão (Atlético-GO) – 1.698
- Fellipe Mateus (Criciúma) – 1.683
- Baralhas (Atlético-GO) – 1.683
- Claudinho (Criciúma) – 1.676
- Alix Vinicius (Atlético-GO) – 1.665
- Camutanga (Vitória) – 1.664
- Fabricio Bustos (Internacional) – 1.661
- Vitão (Internacional) – 1.656
- Marllon (Cuiabá) – 1.620
- Murilo (Palmeiras) – 1.613
- Hugo (Botafogo) – 1.613
- Kaique Rocha (Athletico-PR) – 1.613
- Piquerez (Palmeiras) – 1.600
- Luan Cândido (RB Bragantino) – 1.582
- Renê (Internacional) – 1.578
- Fabrício Bruno (Flamengo) – 1.575
Flamengo deve ter retorno de titulares contra o Botafogo
Ao deixar de fora cinco titulares contra o Bolívar, Tite praticamente garante a presença dos atletas no clássico com o Botafogo. O Mengão encara o rival neste domingo (28), às 11h, pelo quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
O elenco completo inicia os treinamentos para o jogo nesta sexta-feira e o treinador logicamente ainda não esboçou escalação durante atividade. Entretanto, a tendência é que o time entre com força máxima à disposição. Isso inclui retorno de Arrascaeta, Pedro, Ayrton Lucas, Varela e Pulgar. Além do quinteto, Léo Pereira e Allan estão clinicamente liberados e irão para o jogo, mas o último deve começar no banco.
A provável escalação neste momento, portanto, é: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro.
Entretanto, vale destacar justamente a situação de Fabrício Bruno, De La Cruz e Bruno Henrique. Os três atuaram na altitude de La Paz contra o Bolívar e certamente só irão a campo após análise de desgaste.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.