Joel Santana aponta maior desafio que Tite terá no Flamengo em 2024

Ex-técnico do Flamengo, Joel Santana falou sobre o trabalho de Tite no Rubro-Negro e revelou as suas expectativas para 2024. O “Papai Joel” elogiou o treinador e prevê evolução com as contratações de peso do clube, mas ressaltou necessidade do elenco superar “sequelas” deixadas pela temporada de 2023.
“Opinião (sobre o Tite) é a melhor possível. Acho que ele chegou no momento certo. O Flamengo passou um ano de 2023 muito ruim, perdeu todos os títulos, uma série de treinadores e deixou sequelas. Esse é o maior problema do Flamengo. Jogadores que ganharam tudo para o clube estão desvalorizados com a torcida”, disse Joel Santana, em entrevista ao “Lance”.
Leia mais: David Luiz doa camisa do Flamengo para ajudar pessoas em situação de rua
Joel entende que Tite comandar o time ainda em 2023 foi importante para avaliar o grupo e pedir reforços. O ex-treinador elogiou o acerto com o meia De La Cruz, do River Plate, e acredita que equipe irá superar a temporada ruim.
“Tite ganhou esse tempo e avaliou o grupo, vai pedir jogadores. Já chegou um jogador muito bom, que joga como meio-campo (De La Cruz). Tite vai saber montar o time como ele deseja para o Flamengo, em 2024, fazer a campanha que não fez em 2023. Era para o time ter chegado em duas situações e não conseguiu, infelizmente”, finalizou.
Flamengo teve grande evolução após a chegada de Tite
Os primeiros 12 jogos de Tite no Flamengo aumentaram a expectativa de sucesso para a próxima temporada. O treinador teve 61% de aproveitamento, com sete vitórias, um empate e quatro derrotas nas últimas rodadas do Brasileirão.
O time assimilou rapidamente algumas ideias do treinador e melhorou os números defensivos. O time não sofreu gol em 6 dos 12 jogos com Tite (50%), enquanto sofreu 15 gols em 39 jogos com Sampaoli (38%). Além disso, o Fla marcou em 10 desses jogos (83%) e melhorou média do argentino de (79%).
A rápida melhora resultou em sequência de vitórias no Brasileiro e fez o Rubro-Negro sonhar inclusive com o título. Mas o time oscilou e voltou a apresentar problemas que teve com os outros treinadores do ano, o que impediu de seguir na briga. No fim, Tite conseguiu garantir o principal objetivo de sua contratação de classificar a equipe para a fase de grupos da Libertadores.