João Luis Jr: 4 dúvidas sobre o Flamengo de 2023

06/01/2023, 17:13
Vitor Pereira se apresenta ao Flamengo. Foto Marcelo Cortês/CRF

Quem é Vitor Pereira? 

A principal incógnita de um Flamengo que manteve quase todos os titulares da temporada passada e busca apenas reforços pontuais, o treinador português cuja sogra doente foi curada por uma proposta rubro-negra já começa o ano com uma final internacional, um final nacional e uma possibilidade de título mundial.

Conseguirá o ex-treinador corintiano mostrar as qualidades que fizeram a diretoria preferir sua chegada à manutenção de Dorival Junior? Ou iremos descobrir que o que na teoria parecia um “balão” no clube paulista na prática foi como roubar do vizinho um Fiat Marea sem estepe? 

Quintero cava acerto com o Flamengo
Será que vem mesmo?
Foto: Divulgação / River Plate

Temos um meia reserva?

Uma das grandes carências percebidas na temporada passada, já que sem Arrascaeta e Everton Ribeiro o Flamengo se via acéfalo e tão capaz de criar jogadas pelo meio quanto de criar alface hidropônica no deserto do Saara, a chegada de um meia se mostra essencial para que o Flamengo dê conta de brigar em todas as frentes que terá em 2023.

Com a possível chegada de Quintero e o retorno de um Gerson que atuou mais avançado na Europa, será a equipe rubro-negra finalmente capaz de atuar sem seus dois meias titulares?

Varela com a camisa do Flamengo
Aquele cara que estuda na sua sala mas se perguntarem o nome você não lembra
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Podemos confiar nas laterais?

De um lado o veterano Felipe Luís, um grande jogador, mas sem condições de atuar em todas as partidas, possivelmente revezando com Ayrton Lucas, um jogador de qualidade mas visivelmente não um fora de série. Do outro lado, brigando em igualdade, Matheuzinho, que ainda está longe de atingir seu potencial e Varela, que possivelmente entrou mais em campo na Copa do Mundo do que pelo Flamengo.

Ainda que anos luz à frente dos laterais problemáticos que já tivemos – Anderson Pico de um lado e Pará do outro é algo que traumatiza – ainda temos aí ao menos dois jogadores que precisam sim se provar para a torcida rubro-negra durante essa temporada.

Gerson na reapresentação ao Flamengo. Foto: Marcelo Cortês /CRF
O luxo que é ter tanto volante que tu nem sabe onde colocar
Marcelo Cortês /CRF

Quem são os volantes titulares?

Thiago Maia e João Gomes? Vidal e Gérson? Thiago Maia e Gérson? João Gomes e Vidal? E também existe o Pulgar, certo? A dúvida mais gostosa de todas as listadas aqui mostra como, ao menos entre os volantes, o Flamengo atualmente tem um elenco tão rico que não apenas pode ter duas duplas de altíssimo nível como ainda um quinto jogador para a posição. Além disso, ainda há espaço para os jogadores da base.

Com isso não apenas Vitor Pereira tem diversas opções de acordo com cada adversário como o Flamengo. Tem, ainda, os recursos necessários para brigar de verdade por todos os títulos que vai disputar nessa temporada. 


Partilha