João Guilherme exalta papel de José Boto nos bastidores do Flamengo

Atualizado: 29/04/2025, 15:24
João Guilherme em live no YouTube com semblante sério e com dedo indicador em riste

Em vídeo no seu canal pessoal, o narrador João Guilherme, que atualmente integra a equipe da Flamengo TV, chamou a atenção para o trabalho pouco visível, mas relevante, de José Boto nos bastidores do Flamengo.

Flamengo contrata scout ex-Vasco com aprovação de José Boto

“O Boto está fazendo um trabalho importantíssimo e que não aparece”, afirmou o narrador. “Muitas vezes é criticado na emoção, mas tem muita coisa nos bastidores que a torcida não tem a menor ideia.”

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Segundo João, o ambiente no Ninho do Urubu é hoje muito mais organizado e controlado do que nos anos anteriores, reflexo de um trabalho silencioso da diretoria de futebol.

Ninho do Urubu mais profissional sob nova gestão

João Guilherme destacou que o Flamengo passou por um processo importante de reorganização interna, especialmente após um 2023 marcado por problemas de gestão.

“O Ninho do Urubu é completamente diferente dos anos anteriores. Existe muito mais controle, mais organização. Só está ali quem realmente tem que estar”, conta o narrador.

Ele também relacionou a presença de José Boto à melhora na gestão de pessoas e à presença mais firme de comando no dia a dia do clube: “Os jogadores percebem que há uma liderança e um comando mais forte. O ambiente de trabalho está muito mais ajustado.”

João relembra bastidores conturbados de 2023

No mesmo comentário, João Guilherme apontou que parte dos títulos perdidos pelo Flamengo nos últimos anos teve origem em crises internas.

“O Flamengo perdeu muitos títulos por problemas internos. Teve a confusão do preparador físico com o Pedro, a briga entre Varela e Gerson, a recusa do Gabigol em fazer exame antidoping…”, lembra.

Ele lembrou ainda que a eliminação para o Olimpia na Libertadores de 2023 aconteceu logo após um desses episódios, e que o clima no vestiário era tão ruim que o técnico Jorge Sampaoli chegou a pedir demissão.

Sintonia com Filipe Luís e estabilidade nos bastidores

Outro ponto levantado por João foi a relação entre José Boto e Filipe Luís, destacando a sintonia entre diretor e treinador como essencial para o momento do clube: “Eles estão afinadíssimos. Existe comando, existe liderança. Isso os jogadores percebem.”

Vale lembrar que o próprio Boto afirmou que ele nunca teve uma relação tão boa com um treinador quanto tem com o comandante do Flamengo. Além disso, revelou gostar mais do estilo de jogo de Filipe do que de Jorge Jesus, com quem trabalhou no Benfica.

Sem exageros ou idealizações, João reforçou que o Flamengo vive uma fase mais madura em sua estrutura de futebol.

“O Flamengo ganhou muito, mas também perdeu por desorganização. Agora, com uma administração mais presente, a chance disso acontecer de novo é menor.”

Bastidores mais organizados fortalecem o Flamengo em 2025

Com o Flamengo embalado dentro de campo e buscando títulos importantes em 2025, a fala de João Guilherme reforça uma percepção interna que começa a ganhar corpo também fora do clube: o trabalho de bastidor — ainda que discreto — está ajudando a sustentar o desempenho esportivo.

O Rubro-Negro, ao menos até aqui, já não tem grandes polêmicas debatidas incansavelmente pela imprensa. Do mesmo modo, pouco se questiona sobre qualidade da equipe, com raras exceções.

Com José Boto nos bastidores e Filipe Luís no comando técnico, o Flamengo parece ter reencontrado o equilíbrio que tanto fez falta em momentos decisivos recentes. Resta saber se, com esse novo eixo de estabilidade, o clube transformará organização em títulos ao longo de 2025.


Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...