João Gomes revela conversa com Paulo Sousa que o fez permanecer no Flamengo
Não é mais segredo que João Gomes é um dos destaques nesse começo de temporada rubro-negra. No entanto, o que poucos sabem é a importância de Paulo Sousa nesse processo. Promovido com Domènec, o jovem recebeu mais oportunidades com a chegada de Rogério Ceni, mas passou a ser menos utilizado com Renato Gaúcho.
LEIA MAIS: Vai renovar ou não? Marcos Braz fala sobre extensão contratual de Rodinei com o Flamengo
Por isso, o jogador quase foi negociado com o Al Ain em 2021, conforme trouxe O Globo. Além disso, o volante revelou durante o Resenha do Craque, na FlaTV, que quase deixou o Ninho no começo de 2022. Contudo, o técnico Paulo Sousa teve uma conversa que mudaria o destino do Garoto do Ninho.
“O Paulo vem me dando muita confiança, acho que isso está me ajudando muito. Eu atingi meu melhor nível tático, físico e mental. Eu iria para outro clube (no começo do ano), mas antes de sair, eu falei com ele: ‘E aí, Mister, o que você acha?’. Ele falou que achava ruim, porque aqui eu iria receber oportunidades e hoje ele está honrando com o que ele falou”, revelou. “Acho que foi fundamental (essa confiança), porque ele me falou que iria me dar oportunidades. Naquele momento, era o que eu mais precisava ouvir e ter uma oportunidade do que eu sei fazer”, completou.
Box-to-box caseiro?
Outra coisa que não é segredo para ninguém é o desejo do português de contar com mais um volante. Mais especificamente, um box-to-box, ou seja, um meio-campista capaz de defender e atacar com a mesma intensidade. Como não chegou a peça desejado, o treinador está precisando “caçar com gato”. Por isso, ele vem orientando os volantes a jogarem como deseja.
“Quando eu recebo a bola de um atacante, eu me oriento para ver o jogo de frente e isso tem me ajudado bastante. Isso é uma das coisas que o Paulo tem me cobrado bastante”, contou João Gomes.
LEIA MAIS: Apadrinhado pela Nação, João Gomes fala suas expectativas para jogo contra Palmeiras
Após a assistência no último domingo, João Gomes mostrou mais uma vez sua capacidade em distribuir o jogo. O jovem vinha se destacando já com a boa saída de bola e passes longos nos últimos jogos. Mas, para quem o acompanha desde a base, sabe de capacidade organizadora do volante. O garoto até ironizou no Twitter quem dizia que ele “só sabe marcar” e aproveitou para falar disso à FlaTV.
“Por eu errar alguns passes que não erro, ouço que não sei criar. Na base, a minha característica sempre foi de armar. Hoje estou roubando mais do que armando, mas ainda sei armar, fazer um passe ou uma assistência.”
Flamengo já planeja renovar com João Gomes
João Gomes pode receber uma proposta de renovação em breve. Conforme informou O Globo, o Flamengo quer estender o vínculo do volante com uma valorização salarial, para evitar o assédio nacional e internacional ao jogador. O atual compromisso do Cria do Ninho vai até 2025.
Após quase ser negociado com o Al Ain em 2021, o jovem recebeu sondagens de compra e empréstimo de clubes do futebol brasileiro. Fortaleza, Santos, Bragantino e Botafogo estão na lista. No entanto, o Rubro-Negro optou por não negociar o atleta que viu seu futebol explodir com a chegada de Paulo Sousa.
LEIA MAIS: Dia D: STJ julga caso Flamengo e Banco Central nesta terça-feira
Por isso, há uma preocupação interna com propostas do exterior na janela de julho pelo jogador. Nos últimos meses, João Gomes teve seu nome ventilado no Manchester United, por exemplo. No entanto, não há nada de concreto ainda pelo jogador.
Com 21 anos, João Gomes vive a melhor fase na carreira. Hoje, o xodó da torcida é praticamente um titular absoluto em um setor no campo com a concorrência de Willian Arão, Thiago Maia e Andreas Pereira. O empresário do jogador, Carlos Leite, tem uma boa relação com a diretoria rubro-negra e chegou a pedir uma transferência no começo do ano.
Contudo, Paulo Sousa prometeu mais chances ao jogador e fez ele mudar de ideia. Até o momento, o português vem cumprindo com o combinado. Desde então, João Gomes assumiu o protagonismo do meio-campo, sendo o primeiro em duelos ganhos, bolas recuperadas, faltas sofridas, dribles certos e interceptações no Brasileiro.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro