João Fonseca bate Rublev e faz história no Australian Open

14/01/2025, 09:38
Com camisa branca e rosa, João Fonseca grita para comemorar vitória sobre top-10 do mundo

João Fonseca justificou todo o hype depositado em suas costas após uma virada de ano fantástica e, nesta terça-feira (14), fez história no Australian Open. Aos 18 anos, o brasileiro — e torcedor do Flamengo — venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do ranking mundial, por 3 sets a 0 — parciais de 7/6, 6/3 e 7/6.

Número de Autorização Provisória: SPA/MF nº 2.104 - 9 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O adversário da próxima rodada, inclusive, já está definido. Nos 32 avos de final, João vai encarar o italiano Lorenzo Sonego, que bateu o suíço Stan Wawrinka por 3 sets a 1.

Há 30 anos, Romário era recebido com Carnaval no Rio após assinar com Flamengo

João Fonseca faz história na Austrália

Jogando sua primeira partida em uma fase principal de Grand Slam na vida, João Fonseca ignorou a colocação de Rublev no ranking mundial e atuou como um veterano. O primeiro set trouxe o maior número de dificuldades, sem nenhuma quebra de saque até o tie break e certo nervosismo do atleta do Brasil (que chegou a cair em quadra ao pisar em falso).

A partir daí, porém, a estrela do brasileiro começou a brilhar. Depois de garantir o primeiro set, o jogo destravou e mostrou superioridade de João Fonseca, que não ofereceu alternativas para Rublev. Em determinados momentos, o russo chegou a ficar visivelmente irritado em quadra.

Com muito apoio da torcida, que contou com um bom número de brasileiros, João Fonseca seguiu superior no confronto e abusou dos pontos de saque no segundo set. Com 2 a 0 no placar, o atleta ainda segurou a reação de Rublev no terceiro set para fechar a partida em inapeláveis 3 a 0.

Caso mantenha a boa fase e elimine Sonego na rodada seguinte, o atleta do Brasil pode ter a oportunidade de encarar o algoz de outro compatriota. Fábián Marozsán, que eliminou Thiago Wild, vai encarar o americano Frances Tiafoe nos 32 avos de final. Em caso de vitórias dos dois, João Fonseca terá um encontro com o húngaro na última rodada antes das oitavas.


Partilha