Jesus, Tite, Sampaoli, Coudet e Gallardo: prós e contras para o Flamengo

10/04/2023, 14:16
Atualizado: 01/11/2023
jorge jesus flamengo

A cúpula flamenguista vai demitir o técnico Vitor Pereira. O clube já teria definido que não continua com o lusitano e negocia para diminuir o valor da multa rescisória, acertando também os parcelamentos. Com tudo isso, os nomes de técnicos que podem pintar no Ninho do Urubu vão sendo ventilados e os torcedores manifestam suas preferências, principalmente por Jorge Jesus no Flamengo.

Evidentemente, Jorge Jesus é o que todo rubro-negro quer. Os feitos e recordes jamais saíram da cabeça de quem ama o clube e nem deve sair. Assim, seguem sonhando com um retorno triunfal acompanhado de grandes títulos e novas memórias depois de um início de ano ruim com o atual treinador.

Leia Mais: Eric Faria garante que Jorge Jesus será procurado pelo Flamengo

Mas Jorge Jesus não é a única opção. E nem deve ser. Afinal, não se pode ficar refém de um único técnico e, apesar de ser o principal alvo da diretoria, é preciso ter cartas na manga para o caso de uma negativa. Nesse sentido, há alguns nomes sendo ventilados, como os de Jorge Sampaoli e Tite. No entanto, Coudet e Marcelo Gallardo também têm seus nomes ligados ao clube e aparecem como opções. Pensando nisso, o Mundo Bola traz prós e contras de cada treinador.

Jorge Jesus no Flamengo

O técnico campeão brasileiro e da Libertadores 2019 é o queridinho dos torcedores desde que deixou o clube. Por si só, esse já é um ponto positivo. Ser a preferência da torcida pode acalmar o ambiente e dar paz a um trabalho desde o início, já que Jesus já mostrou do que é capaz no clube e deixou a Nação apaixonada. Isso porque o time jogou o melhor futebol dentro do país nos últimos anos, e mesmo sendo campeão depois disso, nunca jogou o mesmo futebol que com Jesus.

Contras: Há algumas preocupações que podem ser levadas em consideração. Jorge Jesus não fez nenhum bom trabalho depois de deixar o Mais Querido, fracassando no Benfica e no Fenerbahçe, trabalho atual que não agrada a torcida local. Além disso, por estar empregado, o ídolo rubro-negro só poderia deixar a Turquia mediante pagamento de multa rescisória por parte do Mengão. O presidente Rodolfo Landim guarda mágoa pela forma como o português saiu em 2020 e pode ter que ser convencido. Vale lembrar que Jesus já negou voltar para o Mengo anteriormente.

Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo
Foto: OZAN KOSE / AFP

Tite no Flamengo

Caso o Rubro-Negro não consiga trazer Jesus de volta, uma das principais opções é o técnico Tite. Como pontos positivos, o treinador tem histórico de títulos no Corinthians, conquistando, inclusive, a Libertadores. A Seleção Brasileira também enriquece o currículo do técnico, bem como a participação em duas Copas do Mundo.

Contras: Primeiramente, Tite vem tendo bastante rejeição entre os torcedores. O estilo de jogo desagrada, já que não é compatível com o DNA ofensivo do Flamengo. Além disso, decisões de convocar atletas do Mengo em momentos que o clube precisava desses jogadores geraram desgaste da Nação com o profissional, assim como o problema com Gabigol. O atacante não foi para a Copa do Mundo e, em comemoração do título da Libertadores, concordou com os torcedores em cima do trio elétrico com o cântico: “Tite, vai se f… O Gabigol não precisa de você”.

Tite a beira do campo pelo Brasil na Copa do Mundo do Catar
Lucas Figueiredo/CBF

Sampaoli no Flamengo

Outro nome que aparece forte na Gávea é o de Jorge Sampaoli. O futebol é ofensivo e vistoso, do jeito que o torcedor espera que o Mais Querido atue. Além disso, o técnico já treinou no futebol brasileiro e entende um pouco sobre a situação esportiva do país.

Contras: Apesar de conhecer o futebol nacional, não conseguiu levantar taças no Santos e no Atlético-MG. Outro ponto negativo são os pedidos excessivos de reforços, que depois, caso o treinador acabe caindo, essas ‘heranças’ ficam e podem ser pouco utilizadas. Sampaoli também é do tipo que está sempre mudando a escalação e improvisando atletas, atitudes que costumam tirar o flamenguista do sério.

sampaoli quer meia ex-flamengo na espanha
Foto: Twitter / Atlético-MG

Coudet no Flamengo

Chacho Coudet fez sucesso no Internacional em 2020, sendo vice-campeão brasileiro para o Flamengo. O argentino é um nome badalado e que treinou o Celta de Vigo da Espanha após a passagem pelo Brasil. O treinador voltou ao país para comandar o Atlético-MG e é uma das opções muito veiculadas ao Flamengo.

Contras: Coudet não somou títulos por onde passou e seu trabalho atual não agrada. O Atlético-MG, aliás, está perto de demitir o hermano, assim como o Flamengo com Vitor Pereira. Logo, não é o técnico que mais agrada o rubro-negro.

Coudet, técnico do Atlético-MG
Foto: JUAN BARRETO / AFP via Getty Images

Marcelo Gallardo no Flamengo

Gallardo é um técnico histórico com diversos títulos pelo River Plate, inclusive na Libertadores. O argentino é muito respeitado por todos no continente sul-americano, principalmente na Argentina e impõe respeito a qualquer adversário. O DNA é ofensivo e o futebol é vistoso, como a torcida do Flamengo pede, e o nome é sempre cotado nos grandes clubes que almejam as principais competições.

Contras: Marcelo Gallardo prioriza as copas, principalmente a Libertadores. O técnico nunca foi tão bem em pontos corridos e costuma poupar seus principais jogadores nesse estilo de competição, algo que pode incomodar os flamenguistas. Além disso, seu único trabalho foi no River Plate e não se sabe como o estrangeiro se sairia comandando outra equipe.

Reprodução / River Plate

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram


Compartilhe