Jesus não teria gostado de possível contato do Flamengo por Marco Silva
O bastidor do Flamengo segue fervendo após a perca do título da Taça Rio para o Fluminense. Em Portugal, a imprensa já dá como certa a ida do técnico Jorge Jesus para o Benfica, inclusive de acordo com jornalistas portugueses, o Mister teria indicado ao clube lusitano as contratações de três jogadores do rubro-negro: Bruno Henrique, Gerson e Léo Pereira. E na manhã desta sexta-feira (10), o jornalista Jorge Nicola, durante o programa ”BB Debate”, deu a informação de que Jesus não gostou de saber que o Mengo procurou o técnico Marco Silva.
Os primeiros rumores de um interesse do Flamengo em Marco Silva aconteceu já no início deste ano, quando o Mais Querido ainda estava em negociação com o Jorge Jesus em busca da renovação. O Mundo Rubro Negro fez uma matéria em março, informando que o técnico de 42 anos era o plano B de Marcos Braz, caso a renovação com o JJ não acontecesse.
Na edição de quinta-feira, do jornal português ”O Jogo”, o assunto de Marco Silva no Flamengo voltou a ganhar novos capítulos. Segundo a publicação, seu empresário, Carlos Gonçalves, esteve em contato com representantes do clube da Gávea que consultaram a situação do treinador, atualmente livre no mercado.
QUEM É MARCO SILVA
Nascido em Lisboa, Marco Alexandre Saraiva da Silva é um ex-futebolista e começou a carreira como técnico em 2011, no Estoril Praia-POR. Como atleta, foi lateral-direito e não teve muito destaque em sua carreira.
Passou por Belenenses, Atlético, Trofense, Campomaiorense, Rio Ave, Braga, Salgueiros, Odivelas e encerrou sua carreira no Estoril Praia, onde depois virou treinador.
Como técnico, além do Estoril comandou o Sporting, Olympiacos-GRE, Hull City-ING, Watford-ING e Everton-ING. Nesses clubes, conquistou três títulos, além de ser eleito o “treinador do ano” na Segunda Liga portuguesa em 2011/12.
TAÇAS CONQUISTADAS COMO TÉCNICO
Pelo Estoril, venceu a Segunda Liga em 2011/12. No Sporting foi campeão da Taça de Portugal em 2014/15 e na Grécia levou o Campeonato Grego em 2015/16.
PASSAGEM PELA INGLATERRA
Em 2017/18, Marco teve dificuldades no Watford, e a equipe terminou a Premier League em décimo quarto lugar, com 41 pontos. O português foi demitido após perder para o Leicester, fora de casa por 2 a 0. No momento do desligamento, o Watford não vencia a um mês, e nas últimas 11 rodadas fez apenas 5 pontos.
Quando comandou o Everton na temporada 2018/19, a equipe terminou o Inglês em oitavo lugar, com 54 pontos. Porém, Marco Silva deixou o comando do clube após ser goleado pelo Liverpool, por 5 a 2, na décima quinta rodada. Foram 60 jogos durante toda a temporada, com 24 vitórias, 12 derrotas, 24 empates.
ESTILO DE JOGO
Treinado por Marco Silva no Estoril, o atacante Tony Taylor revelou detalhes do treinador ao site “Premier League Brasil”.
“Ele está muito atento aos detalhes, é taticamente correto e sabe onde colocar cada jogador para obter o melhor deles. Seu treinamento também é muito bom. Ele é um grande treinador em todos os níveis”.
Marco Silva adota um estilo de jogo progressivo e acelerado, ou seja, ao ataque. Seguiu essa filosofia quando enfrentou grandes clubes do futebol europeu.
Um exemplo foi pela Champions League, em 2015, quando treivava o Olympiakos e venceu o Arsenal por 3 a 2.
Créditos de imagem destacada: Divulgação
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...