Jayme de Almeida aponta semelhanças de seu trabalho com o de Filipe Luís e rasga elogios: 'Ver jogo do Flamengo foi maravilhoso'
A trajetória de Filipe Luís como treinador até o título da Copa do Brasil com o Flamengo se assemelha a de muitos ídolos do passado, entre eles Jayme de Almeida. O ex-zagueiro e treinador assumiu o comando do Rubro-Negro em momento conturbado da temporada de 2013 e terminou o ano com a taça do mata-mata nacional. Ao MundoBola Flamengo, Jayme comentou essas semelhanças e elogiou muito o trabalho de Filipe.
"Ele fez mais ou menos o que aconteceu comigo. Eu estava três anos no Flamengo como auxiliar técnico. Então eu conhecia muito bem o grupo, e os jogadores me conheciam. Isso tudo facilitou na hora que precisei trabalhar. O Filipe foi a mesma coisa, ele jogou com esse grupo e tinha conhecimento de tudo. Ele fez um caminho bacana no sub-17 e sub-20", iniciou o ex-treinador.
➕ Ex-Flamengo, Vitor Pereira é favorito para assumir o Wolverhampton
Jayme entendeu que a nítida mudança na postura da equipe foi similar ao que ocorreu quando assumiu a vaga de Mano Menezes em setembro de 2013. Mas ele também rasga elogios ao que o Flamengo apresentou no campo, com destaque para o respeito ao DNA ofensivo do clube.
"O que acho mais legal é que ele coloca um time como o Flamengo sempre jogou: para frente, alegre, marcando forte e tentando sempre o gol. Acho que ele fez um final de temporada maravilhoso. Sempre respeitando o Tite, mas ele deu outra vibração. A torcida ficou apaixonada. Ver jogo do Flamengo para mim foi maravilhoso, gostoso de ver. Espero que ele continue esse trabalho ano que vem", finalizou Jayme de Almeida.
Jayme assumiu o Flamengo como interino após a saída de Mano Menezes, no dia 19 de setembro de 2013. Sequência de cinco jogos invicto, que incluiu ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Botafogo, o fez seguir no cargo. O Mengão goleou o rival por 4 a 0 no jogo de volta, passou pelo Goiás na semifinal e se sagrou campeão no Maracanã contra o Athletico-PR.
No total, foram 23 jogos com Jayme de Almeida no comando em 2013, com 11 vitórias, sete empates e cinco derrotas (57% de aproveitamento). A equipe marcou 34 gols e sofreu 21. Vale destacar também a importância do título por ser o primeiro ano da primeira gestão de Bandeira de Mello na presidência e início da recuperação financeira.
Já Filipe assumiu o Fla em outubro deste ano após a demissão de Tite. Campeão com o sub-17 e sub-20, ele impressionou pelo trabalho em campo com pouquíssimo tempo de carreira e liderou a equipe ao título da Copa do Brasil. Foram 15 jogos até o momento: nove vitórias, cinco empates e somente uma derrota (71%). Com 23 gols feitos e 11 sofridos. O treinador segue na equipe para 2025.
Jayme lembra de história com Adílio: 'Bota esse menino para jogar!'
A resposta do ex-treinador foi dada durante a cerimônia de renomeação da Vila Olímpica do Vidigal para Vila Olímpica Adílio, nesta sexta-feira (13), em homenagem ao ídolo rubro-negro. Jayme lembrou de história antes de ambos chegarem ao Flamengo, quando Adílio já mostrava o enorme talento ainda muito jovem, e comentou o prazer de assistir aos jogos da base.
"Eu conheci ele garotinho lá no Leblon, a gente começou a se cruzar na praia. Na areira ele jogava igual jogava no campo. Aí teve um jogo do meu time e eu falei: 'Bota esse menininho para jogar. Pode botar que ele vai jogar!'. E naquela idade já deu um show. Depois eu fui para o campo e no salão do Flamengo. Ele e Júlio Cesar (Uri Geller) estavam em um time anterior. Eles jogavam na preliminar, era um prazer. Todo sábado eu via um show do Adílio e do Julinho", disse, antes de completar:
"Ficou essa amizade, esse carinho, respeito. Uma pessoa de coração enorme, bom pai, bom companheiro e atleta fantástico. Quantidade de jogos, o que ele representou para essa caminha do Flamengo, difícil encontrar outro igual o Adílio. Ficamos tristes pela partida dele, mas muito felizes com o reconhecimento."
A homenagem a Adílio contou com outros ídolos históricos do Flamengo, como Andrade, Petkovic, Uri Geller e todo o elenco que compõe o Flamaster.
VILA OLÍMPICA ADÍLIO! A homenagem ao eterno Brown, que nos deixou em 2024, renomeou a Vila Olímpica do Vidigal. Andrade, Jayme de Almeida, Urigueller e o time do Flamaster conversaram com crianças dos projetos esportivos e falaram sobre o Camisa 8 da Gávea, inaugurando a nova… pic.twitter.com/GDsVqbsNhi
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 13, 2024
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.