Invasão Rubro-Negra: passagem dos torcedores do Flamengo por Montevidéu ganha repercussão na imprensa uruguaia

27/11/2021, 10:52
Atualizado: 01/11/2023
flamengo final libertadores palmeiras repercussão torcida rubro-negro imprensa uruguaia redes sociais repercussão torcedor do flamengo

O Flamengo chegou ao Uruguai na quinta (24) para disputar a final da Libertadores que ocorre neste sábado (27), às 17h, contra o Palmeiras, no estádio Centenário de Montevidéu. Contudo, o seu 12º jogador – o torcedor rubro-negro – já ocupa o país há algumas semanas e a festa que promove em solo uruguaio tem obtido repercussão na imprensa uruguaia.

Com a decisão da Libertadores e a presença brasileira, os uruguaios voltam a pisar nas ruas de um período pré-pandêmico, onde os cantos da torcida preenchem o que antes era silêncio.

Leia mais: Jornalista vai às ruas de Montevidéu e se surpreende com Nação Rubro-Negra

De acordo com o jornal Montevideo Portal, 74 aviões chegaram nesta sexta (26) ao Aeroporto Internacional de Carrasco e outros 66 estão previstos para chegar no dia da decisão.

O esportivo, Fútbol Uy, alega que 60 mil pessoas são esperadas para a partida. Na terça (23), 95% dos ingressos da arquibancada Colombes já haviam sido vendidos para os torcedores do Fla, “o clube mais popular do Brasil” como define o jornal.

O veículo aponta ainda que os hotéis em Montevidéu e adjacências já estão com reservas lotadas para o fim de semana há mais de um mês. A alta demanda hoteleira e os altos preços de passagens foi o que fez com que torcedores optassem por ficar em outras cidades e países vizinhos, como Buenos Aires na vizinha Argentina.

De acordo com Nahuel Casuriaga, jornalista do El País, a passagem da torcida pelo Uruguai tem sido regada a bebidas, cantos e boa energia, fato que fica claro em outro texto publicado pelo mesmo veículo. Na matéria em questão, um churrasco realizado pelos rubro-negros na histórica Praça Matriz foi o que virou pauta.

Leia mais: Festa da torcida do Flamengo viraliza e encanta rivais na América do Sul; veja reações

Se foi por economia, comodidade ou lotação dos bares, o site não tem certeza, mas o fato é que o churrasco ao ar livre no meio da praça virou assunto entre os uruguaios nas redes sociais.

Segundo um usuário do Twitter, os torcedores acharam o preço do churrasco no tradicional Mercado do Porto muito elevado, então decidiram inovar e fazer o seu próprio churrasco particular na praça pública.

O carnaval fora de época promovido pela torcida na capital também tem sido copiosamente reverberado pelos uruguaios na internet.

Em busca da Glória Eterna, Flamengo e Palmeiras entram em campo neste sábado (27), às 17h, no Estádio Centenário de Montevidéu.

Leia mais: Com um único palmeirense no voo, piloto coloca “avião rubro-negro” para cantar o hino do Flamengo; veja


Compartilhe
Larissa Vitória
Autor
Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense de Niterói. Redatora do Mundo Rubro-Negro.