Início animador, decepções, adeus de Juciely e reformulação: relembre o ano do Sesc Flamengo

21/12/2024, 10:34
Sesc Flamengo 2024

A vitória sobre o Batavo Mackenzie, nesta sexta-feira (20), marcou o fim do ano de 2024 para o Sesc Flamengo. Um período que começou com grande expectativa pela campanha que fazia o elenco anterior, frustrada por quedas nas semifinais das competições, o que resultou em uma grande reformulação no elenco no meio do ano e uma equipe ainda busca sua melhor versão para 24/25. Relembre o ano do Mengão, que teve também momentos emotivos, como a aposentadoria de Juciely.  

Vale lembrar que o calendário do voleibol brasileiro não acompanha o ano, como acontece com o futebol, e as temporadas vão do fim de setembro a maio do ano seguinte. Ou seja, a retrospectiva do Sesc Flamengo em 2024 inclui duas temporadas distintas: a reta final de 2023/24 e o começo da época atual. 

Athirson promove jogo beneficente no CFZ para ajudar crianças com câncer

Início de 2024 em alta

Quando retornou do recesso de fim de ano, o time do Sesc Flamengo estava empatado na liderança da Superliga Feminina e apresentava o retrospecto de sete vitórias e apenas uma derrota. Mas, além dos resultados positivos, a equipe chamou a atenção pelo nível de atuações. Após dois primeiros jogos irregulares, vitória sobre Barueri e derrota para o Minas, ambas por 3 sets a 2, o Mais Querido perdeu apenas três sets nos seis jogos seguintes. 

Essas atuações e o entrosamento do elenco, que foi mantido da temporada 22/23, aumentaram a esperança da torcida por um título no final da temporada. E a sequência da fase de pontos corridos confirmou o Rubro-Negro entre os favoritos. Afinal, 2024 começou com uma sequência de nove triunfos consecutivos, incluindo triunfos por 3 sets a 0 sobre Praia Clube e Sesi Bauru. Relembre o desempenho do time na primeira fase da Superliga em 2024: 

Sesc Flamengo na 1ª fase de Superliga: 

2024:

  • Flamengo 3 x 0 Praia Clube
  • Bluvôlei 1 x 3 Flamengo
  • Flamengo 3 x 0 Brasília
  • Maringá 0 x 3 Flamengo
  • Barueri 0 x 3 Flamengo
  • Flamengo 3 x 0 Pinheiros
  • Sesi Bauru 0 x 3 Flamengo
  • Flamengo 3 x 1 Fluminense
  • Flamengo 3 x 0 São Caetano
  • Flamengo 2 x 3 Osasco
  • Minas 1 x 3 Flamengo
  • Praia 0 x 3 Flamengo
  • Flamengo 3 x 0 Bluvôlei
  • Brasília 1 x 3 Flamengo 

Decepção no mata-mata 

Entre os oito primeiros ao final do primeiro turno da Superliga Feminina, o Sesc Flamengo conquistou a vaga para a disputar a Copa Brasil de Vôlei entre fevereiro e março deste ano. E foi no torneio mata-mata que o Rubro-Negro apresentou a primeira grande oscilação do ano e decepcionou os torcedores. 

As quartas de final foram com um triunfo avassalador sobre Barueri por 3 sets a 0, que classificou o time para a semi. Do outro lado estava o Praia Clube, que eram as atuais campeãs da Superliga e as responsáveis por eliminar o Fla duas vezes seguidas na liga nacional. Depois de uma vitória por 3 a 0 no Maracanãzinho, a expectativa era que o Rubro-Negro enfim tivesse sua revanche.

Mas o desempenho em quadra foi de ma equipe muito diferente daquele que fazia uma Superliga dominante. O acúmulo de erros e dificuldade de impor o jogo resultou em uma derrota por 3 a 0 e eliminação do campeonato. 

De volta à Superliga, a equipe finalizou a fase de classificação com série de quatro triunfos e dava a impressão de estar recuperado da derrota. Entre essa vitórias finais, aliás, o Fla aplicou um novo 3 a 0 sobre o Dentil Praia Clube.

A primeira colocação geral deu o direito do Fla enfrentar o pior classificado nas quartas de final: o Fluminense. Assim como no restante da temporada, o Mais Querido foi muito superior ao rival nos dois jogos e alcançou as semifinais da competição. Onde encontraria mais uma vez o Praia. 

Nova oportunidade de revanche que começou já com triunfo do time mineiro, em Uberlândia. O Sesc Flamengo precisaria vencer os dois jogos em casa para chegar à decisão e abriu 1 set a 0 no segundo confronto. A queda de desempenho nas parciais seguintes, no entanto, ocasionou na virada e eliminação do time diante da Nação

Aposentadoria de Juciely 

Mas o Maracanãzinho ficou ainda mais emocionado naquela noite por outro motivo: o adeus a Juciely. A central oficializou a aposentadoria das quadras logo após o fim da partida. Foi um momento de grande emoção para a torcida e para a atleta, que se despediu do projeto liderado por Bernadinho aos 43 anos e depois de 14 temporadas. Foram seis títulos de Superliga Feminina conquistados. 

Ela defendeu o Manto Sagrado Rubro-Negro a partir da temporada 20/21, quando foi firmada a parceria com o Sesc, até o momento de sua aposentadoria. Os torcedores do Mengão fizeram um bandeirão em homenagem a atleta. 

"Nação, eu não sou muito de falar, mas quero agradecer, de todo o meu coração, por todos os momentos que vocês estiveram nos apoiando. Infelizmente, não deu. Mas eu espero que vocês tenham muitas alegrias. Vou ficar torcendo muito", disse, muito emocionada, Juciely, que hoje faz parte da Diretoria de Esportes e Recreação do Sesc RJ. 

Mudanças no elenco 

Após duas temporadas com praticamente o mesmo elenco, algo muito incomum no vôlei brasileiro, o Sesc Flamengo decidiu fazer uma grande reformulação para a atual temporada. Foram sete saídas no total. 

Mudanças que mexeram nas principais pontuadoras e bloqueadoras do time nas últimas duas temporadas. As atacantes Roni Perry e Sabrina, primeira e segunda com mais pontos do time, respectivamente, acertaram transferências. Já no meio de rede, além da aposentadoria de Juciely, Valquíria trocou o clube pelo Osasco. Por fim, a líbero Marcelle agora defende o Fluminense.

Veja as saídas do Fla e destino das atletas:

Ponteiras: Roni Perry (Salt Lake Volleyball-EUA) e Gabiru (Mackenzie)

Opostas: Sabrina (PGE Rysice Rzeszów-POL) e Kimberly (Mackenzie)

Centrais: Juciely (Aposentadoria) e Valquíria (Osasco)

Líbero: Marcelle (Fluminense)*

As únicas atletas que permaneceram na equipe foram: Brie, Michelle, Juju, Helena, Laís, Rose e Adria. As contratações menos badaladas do que em anos anteriores já indicavam mais espaço mais as jovens, o que se confirmou com a titularidade de Juju e Helena. 

O elenco do Sesc Flamengo 24/25: 

  • Levantadoras: Brie, Rose e Clara
  • Ponteiras: Helena, Michelle, Karina Souza e Mikaela
  • Opostas: Edinara e Camila Mesquita
  • Centrais: Juju, Lorena, Jussara e Adria
  • Líberos: Laís e Victória

Oscilações e expectativa de afirmação em 2025 

É natural que um novo elenco precise de tempo para se entrosar, e o Sesc Flamengo ainda luta para encerrar com os altos e baixos que impedem o time de engrenar na temporada. Após o troféu da Copa Nacional de Clubes, torneio amistoso de pré-temporada, o Rubro-Negro perdeu o Carioca para o Fluminense e ainda não conseguiu sequência n Superliga. 

A começar pelo Carioca. Depois de uma época invicto contra o Fluminense, a derrota por 3 a 0 na final estadual ligou alerta nos torcedores. O time saiu de uma temporada onde dominou os jogos contra os rivais, para sofrer derrotas sem conseguir impor dificuldade.

Essa falta de consistência está presente também na Superliga. O time chegou a emplacar uma séria de quarto triunfos em novembro, mas logo depois perdeu três jogos seguidos. As vitórias sobre Abel Moda e Makcenzie agora acendem uma esperança no torcedor por um 2025 melhor. As atletas vão receber o período de recesso e voltam aos jogos no dia 7 de janeiro. 

21.10 – 18h30 – Brasília Vôlei 1 x 3 Sesc RJ Flamengo – Taguatinga
25.10 – 18h30 – Sesc RJ Flamengo 1 x 3 Unilife Maringá – Tijuca Tênis Clube
01.11 – 21h30 – Flor de Ypê Paulistano Barueri 1 x 3 Sesc RJ Flamengo – São Paulo
05.11- 21h30 – Osasco São Cristóvão Saúde 1 x 3 Sesc RJ Flamengo – Osasco
08.11 – 21h30 – Sesc RJ Flamengo 3 x 1 Pinheiros – Tijuca Tênis Clube
12.11 – 21h30 – Sesc RJ Flamengo 3 x 1 Gerdau Minas – Maracanãzinho
15.11 – 21h30 – Fluminense 3 x 1 Sesc RJ Flamengo – Hebraica
19.11 – 18h30 – Sesc RJ Flamengo 2 x 3 Dentil Praia Clube – Maracanãzinho
22.11 – 21h30 – Sesc RJ Flamengo 2 x 3 Sesi Bauru – Tijuca Tênis Clube
13.12 – 21h30 – Sesc RJ Flamengo 3 x 0 Abel Moda Vôlei – Tijuca Tênis Clube
20.12 – 18h30 – Batavo Mackenzie x Sesc RJ Flamengo – Belo Horizonte – SporTV2

 


Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.