Flamengo e Fluminense irão protagonizar confronto inédito nas oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar do clássico ter mais de 100 anos e 445 partidas disputadas, nunca aconteceu em mata-matas de competições nacionais.
Esse dado é surpreendente. Afinal, Flamengo e Fluminense já disputaram o protagonismo do futebol brasileiro em diferentes momentos ao longo dos anos e, além da Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro contou com sistema de mata-mata por cerca de 30 anos.
Leia mais: Galvão Bueno se declara flamenguista e relembra final marcante
Por outro lado, Flamengo e Fluminense já foram adversários no mata-mata da Copa Sul-Americana. Em 2009, os clubes empataram os dois jogos da primeira fase do torneio internacional, mas o Fluminense se classificou pelo critério de gol fora de casa. Já em 2017, o Fla venceu o primeiro jogo por 1 a 0, empatou a segunda partida em 3 a 3 e eliminou o rival.
No retrospecto geral do confronto, o Flamengo tem ampla vantagem em relação ao rival. Em 445 confrontos, o Rubro-Negro venceu 161. O Fluminense tem 142 vitórias, mesmo número de partidas que terminaram em empate.
Flamengo leva vantagem em clássicos na Copa do Brasil
O aproveitamento do Flamengo em clássicos na Copa do Brasil também favorável. O Fla enfrentou o Botafogo e o Vasco duas vezes, se classificou em três oportunidades e foi eliminado uma vez. Aliás, o primeiro clássico do Mengão no mata-mata do torneio foi justamente na final de 2006.
O Flamengo venceu o Vasco da Gama nos dois jogos da decisão e conquistou seu segundo título de Copa do Brasil. Os rivais voltaram a se encontrar nove anos depois, em 2015. Contudo, o Rubro-Negro foi eliminado.
Em 2013, quando foi campeão do torneio nacional pela terceira vez, o Mengão eliminou o Botafogo nas quartas de final após vencer a primeira partida por 4 a 0 e empatar o segundo jogo. Em seguida, os rivais se enfrentaram nas semifinais de 2017. O Rubro-Negro avançou novamente com uma vitória e um empate.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.